Territorialidades religiosas e devoção privada em Irati, PR
DOI:
https://doi.org/10.20435/interações.v14i1.223Palavras-chave:
território, sagrado, religião, oratório.Resumo
Este trabalho procura desenvolver uma análise a respeito da existência de oratórios particularesestabelecidos nos beirais das casas de Irati, PR e mantidos desde a década de cinquenta, de uma forma em que setorna possível compreender o ambiente urbano permeado por um sagrado em intenso diálogo simbólico e estético.Esses oratórios possuem a capacidade de expressar valores morais, culturais e religiosos de uma família, manifestospor meio do cuidado estético.
Referências
BONNEMAISON, Joel. Voyage Autour du Territoire. l'Espace géographique, 10 (4): 249-262, 1981.
CORRÊA, Roberto Lobato. Espaço: um conceito-chave da Geografia. In.: CASTRO, I. E.; GOMES P. C. C.; CORRÊA, R. L. (Org.). Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
HASBAERT, Rogério. Identidades territoriais. In: ROSENDAHL, Z.; CORRÊA, R. L. (Org.). Manifestações da cultura no espaço. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.
ROSENDAHL, Z. Espaço e religião: uma abordagem geográfica. Rio de Janeiro: EDUERJ, 1996.
______. O sagrado e o espaço. In: CASTRO, I. E.; GOMES, P. C.; CORRÊA, R. L. (Org.). Explorações geográficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997.
______. Território e territorialidade: uma perspectiva geográfica para o estudo da religião. In: Geografia: temas sobre cultura e espaço. In: ROSENDAHL, Z.; CORRÊA, R. L. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2005. p. 191-226.
SANTOS, Milton. Espaço e método. São Paulo: Nobel, 1988.
SOUZA, Laura de Melo e. As religiosidades como objeto da historiografi a brasileira. Tempo, Rio de Janeiro, v. 6, n. 11, p. 251-254, 2001. Entrevista concedida a Ronaldo Vainfas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.