Avaliação da Expansão do REUNI UFGD no Mato Grosso do Sul
DOI:
https://doi.org/10.20435/inter.v20i4.2028Palavras-chave:
Reuni, UFGD, polarização, desconcentração, universidades federais.Resumo
O objetivo deste artigo é o balanço da expansão do REUNI em Mato Grosso do Sul e em Dourados, avaliando se houve desconcentração das universidades federais públicas das metrópoles para o interior do Brasil. A metodologia aplicada foi a coleta de dados quantitativos secundários que correspondem aos indicadores de expansão do Reuni, nos sites do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Ministério da Educação (MEC), Sistema de Informações Georreferenciadas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (GeoCapes).
Referências
BRASIL. Universidade, expandir até ficar do tamanho do Brasil. Brasília, DF, 2009.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Reestruturação e Expansão da Universidade Federal da Grande Dourados REUNI-UFGD, 2007.
MARQUES, A. C.; CEPÊDA, V. Um perfil sobre a expansão do ensino superior recente no Brasil: aspectos democrático e inclusivos. Revista Perspectiva, São Paulo, v. 42, p. 161-92, jul./dez. 2012.
ROLIM, C.; SERRA, M. Ensino superior e desenvolvimento regional: avaliação do impacto econômico de longo-prazo. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, Curitiba, PR, v. 3, n. 1, p. 85-106, 2009.
SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (SEMADE). Estudo da dimensão territorial do Estado de Mato Grosso do Sul: regiões de planejamento. Campo Grande, MS, 2015.
SEN, A. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
VIEIRA, D. J. Evolução do ensino superior brasileiro em período recente: novas perspectivas para o desenvolvimento regional? In: MONTEIRO, A.; CASTRO, C. N.; BRANDÃO, C. A. (Org.). Desenvolvimento regional no Brasil: políticas, estratégias e perspectivas. Brasília: IPEA, 2017. p. 277-305.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.