Ação antidialógica no Sistema Único de Assistência Social (SUAS): reflexões a partir de Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.20435/inter.v19i2.1635Palavras-chave:
interdisciplinaridade, diálogo, SUAS, Paulo Freire.Resumo
O presente trabalho visa discutir os impactos da adoção de uma postura antidialógica pelos profissionais que compõem a equipe interdisciplinar na realização do trabalho social, no âmbito da proteção básica, do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Buscou-se apresentar como se constitui a proposta de interdisciplinaridade na política de Assistência Social e as dificuldades encontradas para sua efetivação, bem como discutir a relação entre uma ação profissional antidialógica e a questão do assistencialismo a partir das ideias de Paulo Freire.
Referências
ALVES, Marilene. Estratégias de participação na política de assistência social na perspectiva de Paulo Freire. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, RS, 2017.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Fundamentos ético-políticos e rumos teórico-metodológicos para fortalecer o Trabalho Social com Famílias na Política Nacional de Assistência Social. Brasília: MDSSNAS, 2016.
______. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Orientações Técnicas sobre o PAIF – volume II. Brasília: MDSSNAS, 2012.
______. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Orientações Técnicas: Centro de Referência de Assistência Social – CRAS. Brasília: MDSSNAS, 2009a.
______. Conselho Nacional de Assistência Social. Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (Resolução n. 109, de 11 de novembro de 2009). Brasília: MDS, 2009b.
______. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do SUAS (NOB-RH/SUAS). Brasília: MDSSNAS, 2006.
______. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Norma Operacional Básica da Assistência Social (NOBSUAS). Brasília: MDSSNAS, 2005.
______. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Política Nacional de Assistência Social (PNAS). Brasília: MDSSNAS, 2004.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Edições Loyola, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
______. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
______. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
______. Conscientização: teoria e pratica da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Moraes, 1980.
______. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
GUSDOF, Georges. Prefácio In: JAPIASSÚ, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
GUZZO, Raquel S. L.; LACERDA JUNIOR, Fernando. Fortalecimento em tempo de sofrimento: reflexões sobre o trabalho do psicólogo e a realidade brasileira. Revista Interamericana de Psicología, v. 41, n. 2, p. 231-40, 2007. Disponível em: <http://www.redalyc.org/pdf/284/28441214.pdf>.
SOUZA, Cristiane G.; BOURGUIGNON, Jussara A. Ações socioeducativas: estratégias para o favorecimento do protagonismo no contexto do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Pleiade, Foz do Iguaçu, PR, v. 10, n. 20, p. 44-51, jul./dez. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.