Parques verdes urbanos e transformação de comportamento: uma proposta de framework teórico entre a <em>Transformative Service Research</em> e a <em>Service Dominant Logic</em>

Palavras-chave: Transformative Service Research, Service Dominat Logic, Parques Verdes Urbanos, integração, modelo hipotético.

Resumo

Ao se considerar o uso de parques verdes urbanos um ato de consumo e uma experiência que transforma os hábitos de seus usuários, infere-se a importância da Transformative Service Research e da Service Dominant Logic na proposição de que, por meio de interações respeitosas, colaborativas, sustentáveis, é possível promover maior bem-estar. O objeto deste ensaio teórico é propor um modelo de pesquisa hipotético entre parques verdes urbanos e a transformação de comportamento de seus usuários. Para isso uma revisão bibliométrica da Transformative Service Research na base científica: web of Science foi realizada.

Biografia do Autor

Ítalo Brener Carvalho, Doutorando CEPEAD/UFMG - universidade Federal de Minas Gerais Docente CEFETMG - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Doutorando em Administração Estratégica, Mercadologia e Inovação, CEPEAD/FACE/UFMG. Mestre em Administração de Negócios Internacionais, NORTHUMBRIA UNIVERSITY, Inglaterra. Especialista em Gestão Empresarial, FAGEN/UFU. Bacharel em Administração ênfase em Comércio Exterior. Foi professor nas IES: FICE, FAMINAS, FACISA e UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV). Atualmente é Docente no CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFETMG). Áreas de interesse: Estratégia, Negócios Internacionais, Empreendedorismo e Plano de Negócio. Integrante do Núcleo de Pesquisa NEECIM Tur (Núcleo de Estudos e Estratégias de Comunicação Integrada de Marketing e Turismo) investigando o tema: Comportamento do consumidor e Modelagem em Equações Estruturais.

 
Marlusa de Sevilha Gosling, Universidade Federal de Minas Gerais
Pós-Doutora em Gestão do Turismo pela Universidade do Algarve, Portugal. Doutora em Administração pela UFMG. Professora Associada de Marketing. Coordenadora do Neecim-TUR.

Referências

ACHROL, Ravi S.; KOTLER, Philip. The service-dominant logic for marketing: a critique. In: LUSCH, Robert F.; VARGO, Stephen L. (Ed.). The service-dominant logic of marketing: dialog, debate, and directions. Abingdon, UK: Routledged, 2006. p. 320-33.

AKAKA, Melissa A.; CORSARO, Daniela; KELLEHER, Carol; MAGLIO, Paul P.; SEO, Yuri; LUSCH, Robert F.; VARGO, Stephen L. The role of symbols in value cocreation. Marketing Theory, v. 14, n. 3, p. 311-26, 2014. DOI 10.1177/1470593114534344.

ANDERSON, Laurel; OZANE, Julie L. Alternative ways of seeking knowledge in consumer research. Journal of Consumer Research, v. 14, n. 4, 508-21, 1988.

ANDERSON, Laurel; OSTROM, Amy L.; CORUS, Canan; FISK, Raymond P.; GALLAN, Andrew S.; GIRALDO, Mario; MENDE, Martin; MULDER, Mark; RAYBURN, Steven W.; ROSENBAUM, Mark S.; SHIRAHADA, Kunio; WILLIAMS, Jerome D. Transformative service research: an agenda for the future. Journal of Business Research,v. 66, n. 8, p. 1203-10, 2013. DOI 10.1016/j.jbusres.2012.08.013

ANDREASEN, Alan. R.; GOLDBERG, Marvin E.; SIRGY, Joseph. Foundational research on consumer welfare: opportunities for a Transformative Consumer Research Agenda. In: MICK, David; PETTIGREW, Simone; PECHMANN, Cornelia; OZANNE, Julie (Ed.). Transformative consumer research for personal and collective well being: reviews and frontiers. Boca Raton, FL: Taylor & Francis, Routledge, 2012. p. 25-65.

ANDERSON, Laurel; OSTROM, Amy L.; BITNER, Mary J. Surrounded by services: new lenses for examining the influence of services on well-being. Working Paper, W. P. Carey School of Business, Arizona State University, 2011. Presented at the 2014 Marketing and Public Policy conference.

BAKER, Michael J.; SAREN, Michael. Marketing theory: a student text. 2. ed. London: Sage Publications, 2016.

BARGOS, Danúbia C.; MATIAS, Lindon F. Áreas verdes urbanas: um estudo de revisão e proposta conceitual. Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, Piracicaba, SP, v. 6, n. 3, p. 172-88, 2011.

BETTENCOURT, Lance A.; LUSCH, Robert F.; VARGO, Stephen L. A service lens on value creation: marketing's role in achieving strategic advantage. California Management Review, v. 57, n. 1, p. 44-66, 2014. DOI https://doi.org/10.1525/cmr.2014.57.1.44

BIELEMANN, Renata M.; KNUTH, Alan G.; HALLAL, Pedro R. C. Atividade física e redução de custos por doenças crônicas ao Sistema Único de Saúde. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, Florianópolis, v. 15, n. 1, p. 9-14, 2010. Disponível em: http://www.rbafs.org.br/RBAFS/article/view/674

BURROUGHS, James; RINDFLEISCH, Aric. What welfare? On the definition and domain of Transformative Consumer Research and the foundational role of Materialism. In: MICK, David; PETTIGREW, Simone; PECHMANN, Cornelia; OZANNE, Julie (Ed.). Transformative consumer research for personal and collective well being: reviews and frontiers. Boca Raton, FL: Taylor & Francis, Routledge, 2012. p. 249-66.

COSTA, Stael A. P.; ÁLVARES, Lúcia C.; MACIEL, Marieta C.; TEIXEIRA, Maria C. V.; COIMBRA, Valesca B. C.; SIMÃO, Karina M. de C.; PERNA, Stefania de A.; GODINHO, Luana R. Os espaços livres na paisagem de Belo Horizonte. Paisagem Ambiente: Ensaios, São Paulo, n. 26, p. 51-72, 2009.

DAVIS, Brennan; PECHMANN, Cornelia. Introduction to the Special Issue on transformative consumer research: developing theory to mobilize efforts that improve consumer and societal well-being, Journal of Business Research, Elsevier, v. 66, n. 8, p. 1168-70, 2013.

ECHEVERRI, Per; SKALEN, Per. Co-creation and co-destruction: a practice- theory based study of interactive value formation. Marketing Theory, v. 11, n. 3, p. 351-73, 2011. DOI doi.org/10.1177/1470593111408181

EDVARDSSON, Bo; KLEINALTENKAMP, Michel; TRONVOLL, Bård; MCHUGH, Patricia; WINDAHL, Charlotta. Institutional logics matter when coordinating resource integration. Marketing Theory, v. 14, n. 3, p. 291-309, 2014. DOI 10.1177/1470593114534343

EDVARDSSON, Bo; TRONVOLL, Bard; GRUBER, Thorsten. Expanding understanding of service exchange and value co-creation: a social construction approach. Academy of Marketing Science Journal, v. 39, n. 2, p. 327-39, 2011. DOI 10.1007/s11747-010-0200

FERNANDES, Rômulo A.; CHRISTOFARO, Diego G. D.; CASONATTO, Juliano; CODOGNO, Jamile S.; RODRIGUES, Eduardo Q.; CARDOSO, Mauro L.; KAWAGUTI, Sandra S.; ZANESCO, Angelina. Prevalência de dislipidemia em indivíduos fisicamente ativos durante a infância, adolescência e idade adulta. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, São Paulo, v. 97, n. 4, p. 317-23, 2011. DOI https://dx.doi.org/10.1590/S0066-782X2011005000083

FISK, Raymond. A customer liberation manifesto. Service Science, v. 1, n. 3, p. 135-41, 2009. DOI https://doi.org/10.1287/serv.1.3.135

FROW, Pennie; KENNEDY, Janet; HILTON, Toni; DAVIDSON, Anthony; PAYNE, Adrian; BROZOVIC, Danilo. Value propositions: a service ecosystems perspective. Marketing Theory, v. 14, n. 3, p. 327-51, 2014. DOI 10.1177/1470593114534346

FUNDAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO ADMINISTRATIVO (FUNDAP). Pesquisa parques urbanos e praças de São Paulo: conhecimento, uso e satisfação dos cidadãos. São Paulo, 2013.

HEINONEN, Kristina; STRANDVIK, Tore; VOIMA, Paivi. Customer dominant value formation in service. European Business Review, v. 25, n. 2, p. 104-23, 2013.

HELKKULA, Anu. Characterising the concept of service experience. Journal of Service Management, v. 22, n. 3, p. 367-89, 2011. DOI 10.1108/09564231111136872

HUNT, Shelby. Foundations of marketing theory: toward a general theory of marketing. New York: M. E. Sharpe, 2002.

KOTLER, Philip. Marketing para organizações que não visam o lucro. São Paulo: Atlas, 1978.

KUPPELWIESER, Volker G.; FINSTERWALDER, Jorg. Transformative service research and service-dominant logic: Quo Vaditis? Journal of Retailing and Consumer Services, v. 28, n. 1, p. 91-8, 2016. DOI 10.1016/j.jretconser.2015.08.011

LEHMANN, Donald; HILL, Ronald P. Epilogue: suggestions for the future. In: MICK, David; PETTIGREW, Simone; PECHMANN, Cornelia; OZANNE, Julie (Ed.). Transformative consumer research for personal and collective well being: reviews and frontiers. Boca Raton, FL: Taylor & Francis, Routledge, 2012. p. 681.

LIMNIOS, Giorgia; FURLAN, Sueli. A. Parques urbanos no Município de São Paulo – SP (Brasil): espacialização e demanda social. Revista LABVERDE, São Paulo, n. 6, p. 173-89, 2013. DOI https://doi.org/10.11606/issn.2179-2275.v0i6p173-189

LONDE, Patrícia R.; MENDES, Paulo C. A influência das áreas verdes na qualidade de vida urbana. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, Uberlândia, MG, v. 10. n. 18, p. 264-72, 2014.

LOVELOCK, Christopher; WIRTZ, Jochen. Marketing de serviço: pessoas, tecnologias e resultados. 3. ed. [S.l.]: Pearson, 2006

LUSCH, Robert L.; VARGO, Stephen. L. Service Dominant Logic: premisses, perspectives, possibilities. 1. ed. New York: Cambridge University Press, 2014.

MACEDO, Silvio S.; SAKATA, Francine G. Parques urbanos no Brasil. São Paulo: Edusp, 2002.

MACLNNIS, Deborah J.; FOLKES, Valerie. The disciplinary status of consumer behavior: a sociology of science perspective on key controversies. Journal of Consumer Research, v. 36, n. 6, p. 899-914, 2010. DOI http://dx.doi.org/10.1086/644610

MAGLIO, Paul P.; SPOHRER, Jim. Fundamentals of service science. Journal of the Academy Marketing Science, v. 36, n. 1, p. 18-20, 2008.

MARCELLINO, Nelson. C. Estudos do lazer: uma introdução. São Paulo: Autores Associados, 2002.

MARQUES, Valeska R.; SILVA, Felipe L.; SANTOS, Gleise B.; GAMARRA, Nancy R. Uso de áreas verdes em Mogi Mirim: preferencia da população. Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, Piracicaba, SP, v. 9, n. 4, p. 46-59, 2014.

MAZZEI, Kátia; COLESANTI, Marlene T. M.; SANTOS, Douglas G. Áreas verdes urbanas, espaços livres para o lazer. Sociedade & Natureza, Uberlândia, MG, v. 19, n. 1, p. 33-43, jun. 2007.

MCCOLL-KENNEDY, Janet R.; VARGO, Stephen L.; DAGGER Tracey S.; SWEENEY, Jillian C.; KASTEREN, Yasmin. Health care costumer value co-creation practice styles. Journal of Service Research, v. 15, n. 4, p. 370-89, 2012.

MEDEIROS, Mireli B. Parques urbanos em Belo Horizonte: a evolução de uma paisagem cultural. In: COLÓQUIO IBERO AMERICANO: PAISAGEM CULTURAL PATRIMÔNIO E PROJETOS, 3., 2014, Belo Horionte, MG. Anais [...]. 2014. p. 1-15. Disponível em: https://docplayer.com.br/6556971-Parques-urbanos-em-belo-horizonte-a-evolucao-de-uma-paisagem-cultural.html

MICK, David G. et al. Origins, qualities, and envisionments of transformative consumer research. In: MICK, David; PETTIGREW, Simone; PECHMANN, Cornelia; OZANNE, Julie (Ed.). Transformative consumer research for personal and collective well being: reviews and frontiers. Boca Raton, FL: Taylor & Francis, Routledge, 2012. p. 3-24.

NAHAS, Markus V.; BARROS, Mauro V. G.; OLIVEIRA, Elusa S. A.; SIMM, Eloir E.; MATOS, Georgia A. G. Lazer ativo: um programa de promoção de estilos de vida ativos e saudáveis para o trabalhador da indústria. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, Florianópolis, v. 15, n. 4, p. 260-4, 2010. https://doi.org/10.12820/rbafs.v.15n4p260-264

OSTROM, Amy L.; PARASURAMAN, A.; BOWEN, David E.; PATRÍCIO, Lia; VOSS, Christopher A. Service research priorities in a rapidly changing context. Journal of Service Research, v. 18, n. 2, p. 127-59, 2015.

OSTROM, Amy L.; BITNER, Mary Jo; BROWN, Stephen W.; BURKHARD, Kevin A.; GOUL, Michael; SMITH-DANIELS, Vicki; DEMIRKAN, Haluk; RABINOVICH, Elliot. Moving forward and making a difference: research priorities for the science of servic. Journal of Service Research, v. 13, n. 1, p. 4-36, 2010. DOI 10.1177/1094670509357611

PANCER, Ethan; HANDELMAN, Jay. The evolution of consumer well-being. Journal of Historical Research in Marketing, v. 4, n. 1, p. 177-89, 2012. DOI 10.1108/17557501211195118

PETERS, Linda D.; LÖBLER, Helge; BRODIE, Roderick J.; BREIDBACH, Christoph F.; HOLLEBEEK, Linda D.; SMITH, Sandra D.; SÖRHAMMAR, David; VAREY, Richard J. Theorizing about resource integration through service-dominant logic. Marketing Theory, v. 14, n. 3, p. 249-8, 2014. DOI https://doi.org/10.1177/1470593114534341

PINE, Joseph B.; GILMORE, James H. The experience economy. Updated Edition. Boston, MA: Harvard Business School Press, 2011. 272 p.

PINE, Joseph B.; GILMORE, James H. Welcome to the experience economy. Harvard Business Review, v. 76, n. 4, p. 97-105, 1998.

PLÉ, Loic; CHUMPITAZ, Rubens. Not always Co-creation: introducing interactional co-destruction of value in service-dominant logic. Journal of Services Marketing, v. 24, n. 6, p. 430-7, 2010. DOI: 10.1108/08876041011072546

PRAHALAD, Coimbatore K.; RAMASWANY, Venkat. co-creating unique value with customers. Strategy and Leadership, v. 32, n. 3, p. 4-9, 2004. DOI doi.org/10.1108/10878570410699249

RAPP, Justin. M.; HILL, Ronald P. Lordy, Lordy Look Who’s Forty!” The Journal of Consumer Research Reaches a Milestone. Journal of Consumer Research, v. 42, n. 1, p. 19-29, 2015. DOI 10.1093/jcr/ucv011

ROSENBAUM, Mark. S. Transformative service research: focus on well-being. The Service Industries Journal, v. 35, n. 7-8, p. 363-7, 2015. DOI doi.org/10.1080/02642069.2015.1025061

ROSENBAUM, Mark; CORUS, Canan; OSTROM, Amy; ANDERSON, Laurel; FISK, Raymond; GALLAN, Andrew; GIRALDO, Mario; MENDE, Marti; MULDER, Mark; RAYBURN, Steven W.; SHIRAHADA, Kunio. Conceptualisation and aspirations of transformative service research. Journal of Research for Consumers, n. 19, p. 1-6, 2011. Disponível em: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=2643219

SEMEIA. Diagnóstico do uso público em parques brasileiros: a perspectiva dos gestores. 2015. 118p. Disponível em: http://www.terrabrasilis.org.br/ecotecadigital/images/abook/pdf/2019/janeiro/Jan.19.13.pdf

SILVA JUNIOR, Vagner P. (In)Atividade física na adolescência: uma revisão sistemática. Revista Brasileira Ciência e Movimento, Brasília, v. 21, n. 3, p. 166-79, 2013. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/3602

TOMBS, Alastair G.; MCCOLL-KENNEDY, Janet R. Third party customers infecting other customers for better or for worse. Psychology and Marketing, v. 30, n. 3, p. 277-922013. DOI 10.1002/mar.20604

VARGO, Stephen L.; AKAKA, Melissa A. Value co-creation and Service Systems (Re)formation: a service ecosystems view. Informs Service Science, v. 4, n. 3, p. 207-17, 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.1287/serv.1120.0019

VARGO, Stephen; LUSCH, Robert. Foundations & Frontiers of Service-Dominant Logic. Forum on Markets and Marketing, Karlstad, Sweden, 2014.

VARGO Stephen L.; LUSCH, Robert. Service-dominant logic: continuing the evolution. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 36, n. 1, p. 1-10, 2008. DOI: 10.1007/s11747-007-0069-6

VARGO, Stephen; LUSCH, Robert. Evolving to a new dominant logic for marketing. Journal of Marketing, New York, v. 68, p. 1-17, 2004. DOI doi.org/10.1509/jmkg.68.1.1.24036

VASCONCELOS, Raposo, J. Saúde e exercício físico como instrumento terapêutico: que papel para as revistas científicas? Motricidade, Vila Real, Portugal, v .7, n. 2, p. 1-5, 2011.

WIELAND, Heiko; POLESE, Francesco; VARGO, Stephen L.; LUSCH, Robert F. Toward a Service (Eco) Systems Perspective on value creation. International Journal of Service Science, Management, Engineering and Technology, v. 3, n. 3, p. 12-25, 2012.

WILLIAMS, Jerome D.; HENDERSON, Geraldine R. Discrimination and injustice in the marketplace: they come in all sizes, shapes, and colors, In: MICK, David; PETTIGREW, Simone; PECHMANN, Cornelia; OZANNE, Julie (Ed.). Transformative consumer research for personal and collective well being: reviews and frontiers. Boca Raton, FL: Taylor & Francis, Routledge, 2012. p. 171-90.

Publicado
2019-11-05