Educação para aposentadoria: avaliação dos impactos de um programa para melhorar qualidade de vida pós-trabalho

Autores

  • Lusineide Ferreira Martins Universidade Católica Dom Bosco
  • Elisa Silva Borges UCDB

DOI:

https://doi.org/10.20435/inter.v18i3.1496

Palavras-chave:

trabalho, aposentadoria, Programa de Preparação para Aposentadoria.

Resumo

A transição para aposentadoria pode eliciar crises no sujeito, assim o Programa de Educação para Aposentadoria foi desenvolvido a fim de auxiliar os servidores públicos nesse processo. O objetivo do artigo foi de relatar a experiência da implantação deste. Os métodos empregados foram: revisão da literatura, entrevistas, Escala de Mudança em Comportamento de Planejamento em Aposentadoria e Rodas de Conversa. Após avaliação do Programa, houve mudanças nas intenções e comportamentos.

Biografia do Autor

Lusineide Ferreira Martins, Universidade Católica Dom Bosco

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB-2008). Especialização em Psicologia do Trabalho: Gestão em Qualidade - UCDB (2014). Mestre em Psicologia da Saúde - UCDB (2017). Atualmente é professora do curso de graduação em Psicologia. Atua como psicóloga no Serviço Escola de Psicologia da UCDB. Orienta os Trabalhos de Conclusão de Curso nas Pós-graduação em Saúde Mental e Psicologia do Trabalho, na UCDB Virtual.

Elisa Silva Borges, UCDB

Psicóloga (UFMG), com especialização (UCDB) e mestrado (UFSCar) na área de saúde do trabalhador. Trabalhou com projetos de saúde mental e economia solidária por 10 anos e, há três anos, tem atuado na área de qualidade de vida no trabalho, com projetos voltados para os servidores em uma Autarquia Federal.

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Publicado

2017-07-31

Como Citar

Martins, L. F., & Borges, E. S. (2017). Educação para aposentadoria: avaliação dos impactos de um programa para melhorar qualidade de vida pós-trabalho. Interações (Campo Grande), 18(3), 55–68. https://doi.org/10.20435/inter.v18i3.1496