O processo produtivo artesanal analisado sob o enfoque de inovações sociais: um estudo de caso na cadeia produtiva da moda

Autores

  • Aline Silva Autran de Morais Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
  • Simone Sehnem Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Aléssio Bessa Sarquis Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
  • Taisa Dias Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.20435/inter.v18i4.1459

Palavras-chave:

inovações sociais, cadeia produtiva de moda, artesãos.

Resumo

Este artigo analisa se, na relação entre a rede de produção com artesãos, no contexto da cadeia têxtil da empresa Catarina Mina, há promoção do bem-estar e geração de mudança qualitativa na comunidade das artesãs locais pelo incentivo e apoio ao trabalho manual. Os resultados indicam que, embora tenha alguma inovação, o projeto não pode ser enquadrado no conceito da inovação social, por ter forte dependência da gestora, não atender plenamente os requisitos necessários e por ainda não promover o empowerment e a transformação da comunidade.

Biografia do Autor

Aline Silva Autran de Morais, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Mestre em Administração na Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL.

Bolsa CAPES (2015).

Projeto aprovado, Edital FAPESC n. 09/2015

Projeto aprovado Edital GR No 741/2015 - Pibiti/CNPq e Agetec/Unisul, Proc. 160. (2015 - 2016). Estágio de docência em Marketing no curso de Relações Internacionais (2016).

MBA em Gestão Empresarial (Major) e Marketing de Serviços (Minor) na ESPM de Porto Alegre. Concluído em Jul/2008.

MBA em Gestão em Varejo - FGV/SP in Company - ministrado em Porto Alegre. Concluído em Ago/2003.

Especialização em Marketing - FGV/RJ ministrado em Porto Alegre. Concluído em Ago/1999.

Graduação em Comunicação Social pela UFRGS (1994).

Experiência na área de Administração, com ênfase em Varejo, tendo trabalhado por mais de 20 anos no setor de Compras das Lojas Renner como Gerente de Produto, Gerente de Sourcing e Gerente de Gestão de Fornecedores e como Gerente de Supply e Operações Internacionais na Uatt.

Simone Sehnem, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Doutora em Administração e Turismo pela UNIVALI. Professora no Mestrado de Administração – UNISUL e Professora Titular - UNOESC.

Aléssio Bessa Sarquis, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Doutor em Administração pela FEA/USP. Professor no Mestrado de Administração – UNISUL

Taisa Dias, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutora em Administração pela UFSC. Professora UFSC.

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Publicado

2017-09-21

Como Citar

Morais, A. S. A. de, Sehnem, S., Sarquis, A. B., & Dias, T. (2017). O processo produtivo artesanal analisado sob o enfoque de inovações sociais: um estudo de caso na cadeia produtiva da moda. Interações (Campo Grande), 18(4), 121–135. https://doi.org/10.20435/inter.v18i4.1459