CHAMADA PARA DOSSIÊ 2025: VULNERABILIDADE SOCIAL NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

2024-08-23

CRONOGRAMA

Atividade                               Período

Publicação do Edital:            AGOSTO 2024

Recebimento dos artigos:    De 1º de setembro a 30 de novembro de 2024

Avaliação dos artigos:          De 1º de setembro a 1º de fevereiro de 2025

Revisão final dos artigos:     De 30 de setembro a 30 de março de 2025

Editoração final:                    ABRIL E MAIO DE 2025

Publicação dos artigos:        JUNHO – 2025

 

O Dossiê tem a potencialidade de evidenciar a multidimensionalidade da vulnerabilidade social e, por conseguinte, as perspectivas do Estado de MS como promotor de políticas de bem-estar.

O Dossiê da Vulnerabilidade Social será composto por três dimensões, contemplando dados do Estado de Mato Grosso do Sul e de seus municípios: São elas:

  • Dimensão 1: Infraestrutura Urbana;
  • Dimensão 2: Capital Humano;
  • Dimensão 3: Renda e Trabalho.

           

Dimensão 1 – Na dimensão de Infraestrutura Urbana, serão apresentados estudos que refletem sobre as condições de moradia e qualidade de vida das pessoas, tais como: abastecimento de água e esgotamento sanitário, coleta de lixo, tempo de deslocamento para o trabalho, deficit habitacional, inadequação de moradias e outros assuntos relacionados.

Dimensão 2 – Na dimensão Capital Humano, serão abordadas informações referentes à composição familiar, assim como suas condições de saúde e acesso à educação. Dentre elas: mortalidade infantil, crianças de 0 a 5 anos fora da escola, pessoas de 6 a 14 fora da escola, gravidez na adolescência, mães chefes de família, taxa de analfabetismo, crianças em domicílios em que nenhum morador tem o ensino fundamental completo, pessoas de 15 anos ou mais que não trabalham e nem estudam, entre outras abordagens relacionadas.

Dimensão 3 – Na terceira dimensão, Renda e Trabalho, serão retratados aspectos relacionados à: população com renda per capita igual ou inferior a meio salário mínimo, taxa de desocupação, pessoa de 18 anos ou mais sem fundamental completo e em ocupação informal, dependência financeira de idosos, taxa de atividades remuneradas das pessoas de 10 a 14 anos de idade, entre outras possibilidades relacionadas.

           

_________________________________________________________________________

        ORIENTAÇÕES PARA PUBLICAÇÃO

        SITE DA INTERAÇÕES – UCDB, MS

1.Todos os artigos devem apresentar uma clara interlocução com o tema, tendo como cenário de fundo a área de escopo da revista, originalidade no tratamento desse tema, consistência e rigor argumentativo, riqueza conceitual na formulação dos eventuais problemas e irreprimível qualidade científica do texto.

2.As orientações para publicação no Dossiê Vulnerabilidade Social estarão disponíveis no site do Periódico Interações – UCDB a partir de agosto de 2024.

3.O Dossiê deve contemplar obrigatoriamente reflexões sobre a vulnerabilidade no Estado de Mato Grosso do Sul, bem como estratégias para a superação da Vulnerabilidade Social no Estado de Mato Grosso do Sul e/ou de um ou mais municípios. Deve ser utilizado o link da Secretaria de Assistência Social e dos Direitos Humanos:

https://www.sead.ms.gov.br/pesquisa-socioassistencial-de-ms/

Pode também ser utilizado o link dos indicadores do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR): https://idsc.cidadessustentaveis.org.br/

4,Na submissão, deve-se claramente mencionar “Proposta para Dossiê”.

5.Por razões de ordem técnica, apenas pode compor este Dossiê Temático o número máximo de 15 artigos, os quais deverão ser alvo de uma articulação e ordenação temática, teórica e metodológica pelos editores da revista, após a aprovação pela revisão cega de pares.

6.Os artigos encaminhados à revista devem ser inéditos, tanto em meios impressos como eletrônicos, devendo vir acompanhados, se for aplicável, das devidas autorizações de copyrights no caso de incluir imagens ou excertos de autores externos que exijam tal procedimento. Por conseguinte, os autores são inteiramente responsáveis por todos os conteúdos do artigo.

7.Este Dossiê será publicado em duas línguas: Português e Inglês ou Espanhol. O abstract deverá ser elaborado em Português, Inglês e Espanhol. É importante frisar que a falta de qualidade da tradução é motivo para devolução aos proponentes dos textos propostos. O seu reenvio deverá ser efetuado sempre dentro dos prazos estipulados para cada Dossiê Temático, sob pena de exclusão.

8.Quanto às regras de estilo e apresentação formal (tipo e tamanho de letra, margens, referências bibliográficas etc.), os artigos submetidos para o Dossiê devem seguir exatamente as mesmas normas dos artigos submetidos no periódico Interações – UCDB e que estão detalhadamente desenvolvidas no endereço eletrônico da revista. O não cumprimento destas normas implica a exclusão da proposta.

9.Após consulta aos elementos do comitê científico da revista, os editores que estiverem ativos na respectiva avaliação reservam-se o direito de resolver qualquer caso omisso que venha a ocorrer, salvaguardando, em particular, a qualidade científica da revista, assim como o cumprimento do prazo oficial regular de publicação.