Contribuições da contabilidade numa empresa mei e o desenvolvimento local
DOI:
https://doi.org/10.20435/vol30iss76.5099Palavras-chave:
microempreendedor individual, auxílio contábil, desenvolvimento localResumo
Mediante revisão bibliográfica, desenvolveu-se o presente estudo com a finalidade de demonstrar a importância da formalização do Microempreendedor Individual (MEI) e o papel estratégico da contabilidade no suporte à gestão dessas pequenas empresas. Apesar da facilidade de formalização e da desobrigação legal de manter prestações de serviços de um contador, percebe-se que muitos empreendedores enfrentam dificuldades na gestão financeira e no cumprimento de obrigações do MEI, o que evidencia que a consultoria contábil é de suma importância para a saúde financeira e legal do negócio. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é investigar como o suporte contábil auxilia o MEI na organização tributária e na tomada de decisões. A metodologia adotada consistiu em revisões fundamentadas em legislações vigentes e também em artigos científicos e pesquisas em sites relacionados sobre o regime do Simples Nacional. Como principal resultado, aponta-se que o contador contribui para a organização das finanças, o controle de licenças e a emissão de relatórios de desempenho, que facilitam a tomada de decisão cotidiana. Conclui-se que a atuação contábil, ainda que facultativa, atua como diferencial competitivo, garantindo a sustentabilidade da microempresa e contribuindo para o desenvolvimento econômico local.
Referências
BRASIL. Resolução CGSN n. 140, de 22 de maio de 2018. Dispõe sobre o Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Simples Nacional). Brasília, DF: Receita Federal, 2018.
BRASIL. Lei Complementar n. 128, de 19 de dezembro de 2008. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp128.htm. Acesso em: 2 maio 2022.
CASAROTTO FILHO, Nelson; PIRES, Luis Henrique. Redes de pequenas e médias empresas e desenvolvimento local. Estratégias para a conquista da competitividade global com base na experiência italiana. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2001.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em REDE. 18. ed. Tradução: Roneide Venancio Majer. São Paulo: Paz & Terra, 2017.
DAU, Gabriel. Em 2020 o Brasil abriu 2,3 milhões de empresas a mais do que fechou. Jornal Contábil, [S. l.], 2021. Disponível em: https://www.poder360.com.br/governo/antonia-tallarida-deixa-governo-e-amplia-baixas-na-economia/. Acesso em: 28 abr. 2022.
GIL, Manuela Ortega; CUEVAS, María Concepción Segovia; SIERRA, Georgina Cortés. La felicidade individual y colectiva como sistema y su efecto en el desarrollo territorial. In: RIPOLL, Rafael Ravina; PENSÁNTEZ, Luis Bayardo; CORONIL, Araceli Galiano. Claves para um desarrollo sostenible. La creatividad y el happiness management como portafolio de la innovación tecnológica, empresarial y marketing social. Granada: Editorial Comares, 2018.
O QUE É MEI? Microempreendedor Individual. Qipu, [S. l.], 2022. Disponível em: https://www.qipu.com.br/dicionario/mei/. Acesso em: 20 abr. 2022
REIS, Ana Carla Fonseca. Cidades criativas. São Paulo: SESI-SP editora, 2012.
SEBRAE. O impacto da pandemia de corona vírus nos pequenos negócios – 2º edição. Brasília: Sebrae, 2020. Disponível em: https://datasebrae.com.br/wp-content/uploads/2020/04/Impacto-do-coronav%C3%ADrus-nas-MPE-2%C2%AAedicao_geral-v4-1.pdf. Acesso em: 20 abr. 2022.
SILVA, Karyna Batista da; MARIANO, Farana; COSTA, Monica de Oliveira; ROSSI, Driele; CESCONETTO, Laisi Bellon; GUISSO, Diego. Empreendedorismo e contabilidade: o contador como influência direta no sucesso de micro e pequenas empresas do município de Venda Nova do Imigrante – ES. In: SEMINÁRIO CIENTÍFICO DO UNIFACIG, 5., 2019, Manhuaçu. Manhuaçu: UNIFACIG, 2019.
VASCONCELOS, Esther. O MEI precisa de um contador? Jornal Contábil, [S. l.], 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Bêlit, Camila Dowe Ferreira Gusmão, Carmem Martins Regis, Eloir Trindade Vasques Vieira , Heitor Romero Marques

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.