Análise dos custos logísticos de transporte no escoamento de soja do estado de Mato Grosso do Sul para os portos de Paranaguá e Santos

Autores

  • Rone Vieira Oliveira Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados, MS
  • Indianara Guedes Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados, MS
  • Rafael Henrique Barros da Silva Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados, MS

Palavras-chave:

soja convencional, modal rodoviário, logística.

Resumo

Atualmente o Brasil é o maior produtor de soja do mundo. Os estados da região Centro-Oeste estão entre os maiores produtores e exportadores brasileiros de soja. No cenário nacional, o Estado de Mato Grosso do Sul é o quinto maior produtor de soja. Segundo os dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola do IBGE, em 2012 foram produzidas 4,62 milhões de toneladas de soja, em uma área colhida de 1,81 mil hectares, com rendimento médio de 2.643 kg hectares. Parte da produção sul-mato-grossense é exportada, assim, a commodity é transportada por caminhões e carretas até os portos. Os portos principais utilizados na exportação de soja são Santos e Paranaguá. Assim, o presente trabalho buscou fazer uma análise dos custos logísticos no escoamento da produção de soja.

 

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Publicado

2015-11-27

Como Citar

Oliveira, R. V., Guedes, I., & Silva, R. H. B. da. (2015). Análise dos custos logísticos de transporte no escoamento de soja do estado de Mato Grosso do Sul para os portos de Paranaguá e Santos. Multitemas, (47). Recuperado de https://interacoes.ucdb.br/multitemas/article/view/182

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Seção

Artigos