Projeto Comunitário de Esporte e Lazer: uma ação de extensão universitária
Palabras clave:
Extensão Universitária esporte lazerResumen
A partir de um entendimento de extensão universitária, fruto de revisão bibliográfica e reflexão, o artigo analisa o Projeto Comunitário de Esporte e Lazer, coordenado pelo Curso de Educação Física da UCDB, e realizado no Centro Popular Aero Rancho, em parceria como Governo do Estado de Mato Grossodo Sul. Partindo do pressuposto de que uma das características principais da Extensão é o estabelecimento de uma relação entre Universidade e demais grupos sociais, cercada de características próprias que lhe emprestem o estatuto acadêmico e não de uma simples prestação de serviço, é observada a experiência do Projeto Comunitário de Esporte e Lazer. Concluiu o artigo, que o Projeto em questão, apesar dos avanços ainda necessários, caracteriza-se como uma prática “não-extensionista”que pode contribuir de forma positiva tanto internamente, no Curso de Educação Física da UCDB, quanto externamente, junto à comunidade do Aero-Rancho.Citas
BOTOMÉ, S.P. Pesquisa alienada e ensino alienante: o equívoco da extensão universitária. Petrópolis: Vozes, 1996.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.
GARCIA, W.E. Educação contemporânea: organização e funcionamento. São Paulo: McGraw, 1976.
PAIVA, José Luis. Lazer, política cultural e extensão universitária no projeto de ensino, pesquisa e extensão: recreação comunitária. 2003. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas-SP.
SAVIANI, D. Ensino público e algumas falas sobre universidade. 2. ed. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1995.
SOUSA, A.L.L. A história da extensão universitária. Campinas: Alínea, 2000.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.