Um estudo sobre a prática da fraude acadêmica em quatro continentes

Autores/as

  • Lorena Martins Costa Universidade de Uberaba, MG
  • Maria Alzira Pimenta Universidade de Sorocaba, SP

Palabras clave:

fraude acadêmica, avaliação, pesquisa.

Resumen

Esta pesquisa teve como objeto os estudos sobre fraude acadêmica (cola, plágio e falseamento de dados de pesquisa). A pergunta que serviu de orientação foi: Como a prática da fraude acadêmica é estudada em diferentes países? A relevância desta pesquisa é proporcionar subsídios para a reflexão sobre essa prática que tem sérias implicações na formação dos estudantes. O objetivo geral foi compreender as diferentes formas de se estudar o fenômeno da fraude acadêmica. Dentre os objetivos específicos, destacam-se: levantar artigos científicos que tratem de estudos sobre a fraude acadêmica; identificar os objetivos, metodologia e resultados dos estudos; comparar e analisar esses três elementos dos artigos. Fizeram parte da metodologia: a revisão bibliográfica, a pesquisa telematizada e a análise documental. Os resultados indicaram que essa prática demanda das Instituições de Ensino Superior maior atenção e colaboração entre o pedagógico e administrativo, no sentido de definir estratégias que evitem a fraude no processo de avaliação da aprendizagem.

 

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Publicado

2015-11-27

Cómo citar

Costa, L. M., & Pimenta, M. A. (2015). Um estudo sobre a prática da fraude acadêmica em quatro continentes. Multitemas, (47). Recuperado a partir de https://interacoes.ucdb.br/multitemas/article/view/186

Número

Sección

Artigos