Serviço de atendimento ao púbico: o que é? como analisá-lo? esboço de uma abordagem teórico-metodológica em ergonomia*

Autores/as

  • Mário César Ferreira

Palabras clave:

ergonomia, atendimento público, atendente.

Resumen

Nesse artigo, o serviço de atendimento ao público é abordadoa partir de dois eixos analíticos principais: aspectos teóricos e implicações metodológicas. A importância social e econômica da temática é assinalada, mostrando suas conseqüências para os funcionários que trabalham no atendimento, os usuários e a instituição. Algumas das contribuições das principais disciplinas no estudo do atendimento ao público são examinadas, mas os limites identificados indicam a necessidade de superação do enfoque reducionista. O esboço de uma abordagem teórico-metodológica para a análise do serviço de atendimentoao público é construída na ótica da ergonomia francofônica. Ela é centrada na análise da situação real de atendimento, enquanto uma resultante de três lógicas a serem decodificadas: do atendente, do usuário e da instituição.

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Documento:

CÓDIGO de Proteção e Defesa do Consumidor. Lei no 8.070 de 11/09/1990. PROCON/DF, 2. ed.

Publicado

2016-05-27

Cómo citar

Ferreira, M. C. (2016). Serviço de atendimento ao púbico: o que é? como analisá-lo? esboço de uma abordagem teórico-metodológica em ergonomia*. Multitemas, (16). Recuperado a partir de https://interacoes.ucdb.br/multitemas/article/view/1045

Número

Sección

Artigos