Diagnóstico do ensino superior aplicando-se técnicas multivariadas

Authors

  • Pedro Hurtado de Mendoza Borges Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, MT
  • Zaíra Morais dos Santos Hurtado de Mendoza Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, MT

Keywords:

desempenho docente, processo de aprendizagem, questionários de avaliação.

Abstract

Neste trabalho, foram elaborados e aplicados três tipos de questionários para avaliar aspectos relacionados com o processo de aprendizagem no ensino superior. Selecionaram-se ao acaso seis disciplinas do curso de Agronomia, Faculdade de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia, da Universidade Federal de Mato Grosso.  Os estudantes participaram na avaliação de forma anônima e voluntária. Os endereços para o acesso aos questionários foram enviados aos seus respectivos correios eletrônicos. Os itens foram avaliados conforme a escala de Likert, atribuindo-se notas entre 1 (péssimo) e 5 (ótimo). As técnicas multivariadas utilizadas foram análise de agrupamento, componentes principais e análise fatorial. Conclui-se que as principais características do processo de aprendizagem podem ser identificadas por meio de questionários, as técnicas multivariadas possibilitaram sintetizar e interpretar de forma adequada diversos fatores envolvidos no processo de aprendizagem do ensino superior, e a análise multivariada apresentou-se como uma útil ferramenta para subsidiar decisões inerentes ao referido processo.

 

References

ARMSTRONG, J. S. Are student ratings of instruction useful? American Psychologist, Washington, v. 53, n. 11, p. 1223-1224, 1998.

BUCK, D. Student evaluations of teaching measure the intervention, not the effect. American Psychologist, Washington, v. 53, n. 11, p. 1224-1225, 1998.

EISZLER, C. F. College students’ evaluations of teaching and grade inflation. Research in Higher Education, Jacksonville, v. 43, n. 4, p. 483-501, 2002.

FELDER, R. M.; BRENT, R. Students rating of teaching: myths, facts and good practices. Chemical Engineering Education, Gainesville, v. 42, n. 1, p. 33-34, 2008.

FERREIRA, D. F. Estatística multivariada. Lavras: Editora UFLA, 2011. 675p.

GILLMORE, G. M.; GREENWALD, A. G. Using statistical adjustment to reduce biases in student ratings. American Psychologist, Washington, v. 54, n. 7, p. 1518-1519, 1999.

GREENWALD, A. G. Validity concerns and usefulness of student ratings of instruction. American Psychologist, Washington, v. 52, n. 1, p. 1182-1186, 1997.

GREENWALD, A. G.; GILLMORE, G. M. How useful are student ratings? Reactions to comments on the current issues section. American Psychologist, Washington, v. 53, n. 11, p. 1228-1229, 1998.

GUSBERTI, T. D. H.; WERNER, L.; NEUMANN, C. S. R. Ensino de engenharia: um olhar sobre o sistema de avaliação de disciplinas pelos discentes de uma universidade pública com auxílio de análise multivariada. In: ENCONTRO NACIOINAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, XXXII., 2012, Bento Gonçalves, RS. Trabalhos completos... Bento Gonçalves, 2012

HOWEELL, A. J.; SYMBALUK. D. G. Published student ratings of instruction: revealing and reconciling the views of students and faculty. Journal of Educational Psychology, Washington, v. 93, n. 4, p. 790-796, 2001.

KAISER, H. F. The varimax criterion for analytic rotation in factor analysis. Psychometrika, Williangsburg, v. 23, n. 3, p. 187-200, 1958.

KULIK, J. A. Student ratings: Validity, utility and controversy. New Directions for Institutional Research, v. 109, p. 9-26. 2001.

MARSH, H. W. Students’ evaluations of university teaching: research findings, methodological issues and directions for future research. International Journal of Educational Research, v. 11, p. 253-288, 1987.

MARSH, H. W.; ROCHE, L. A. Making students’ evaluations of teaching effectiveness effective. American Psychologist, Washington, n. 52, n. 11, p. 1187-11976, 1997.

Ministério da Educação (MEC). Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Disponível em: <www.inep.gov.br/>. Acesso em: 10 out. 2014.

MINGOTI, S. A. Análise de dados através de métodos de estatística multivariada: uma abordagem aplicada. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005. 297p.

ORY, J. C. Faculty thoughts and concerns about student ratings. New Directions for Teaching and Learning, n. 87, p. 3-15, 2001.

PIMENTA, I. L.; RAMOS, A. S. M.; GOMES, A. V.; AÑEZ, M. E. M. Ambiente de apoio ao ensino presencial: um estudo sobre a utilização das ferramentas em uma universidade federal. In: CONGRESSO INTERNACIONAL TIC EDUÇÃO, II., 2012, Lisboa, Portugal. Trabalhos Completos... Lisboa, 2012.

PRIMI, R.; MORAES, I. F. Validade de um instrumento de avaliação de desempenho de docentes do ensino superior. Avaliação (Campinas; Sorocaba), Sorocaba, v. 10, n. 3, p. 41-59, 2005.

REIS, C. Z. T.; SILVEIRA, S. F. R.; FERREIRA, M. A. M. Auto avaliação em uma instituição federal de ensino superior: Resultados e implicações. Avaliação (Campinas; Sorocaba), Sorocaba, v. 15, n. 3, p. 109-129, 2010.

SANTORO, B. F.; YAMASHITA, A. S.; ASSENHAIMER, C. Elaboração e análise de questionários de avaliação de disciplinas de pós-graduação em engenharia química. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUÇÃO EM ENGENHARIA, XL., 2012, Belém, PA. Trabalhos Completos... Belém, 2012.

SILVA, F. M.; SOUZA, A. M. Aplicação da análise multivariada em dados de rendimentos de ensino. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, XV; INTERNATIONAL CONFERENCE ON INDUSTRIAL ENGINEERING AND OPERACIONAL MANAGMENT, XI., 2005, Porto Alegre, RS. Trabalhos Completos... Porto Alegre, 2005.

Published

2015-11-27

How to Cite

Borges, P. H. de M., & Mendoza, Z. M. dos S. H. de. (2015). Diagnóstico do ensino superior aplicando-se técnicas multivariadas. Multitemas, (47). Retrieved from https://interacoes.ucdb.br/multitemas/article/view/188