O laboratório como espaço de confrontação das concepções alternativas no ensino e na aprendizagem de ciências e a prática dos professores
DOI:
https://doi.org/10.20435/multi.v0i6.1290Abstract
_References
AUSUBEL, David P. et alii. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro : Interamericana, 1980.
BACHELARD, Gaston. Epistemologia: trechos escolhidos. Rio de Janeiro : Zahar, 1983.
_____. O racionalismo aplicado. Rio de Janeiro : Zahar, 1977.
_____. A formação do espírito científico. Rio de Janeiro : Contraponto, 1996.
_____. A filosofia do não: filosofia do novo espírito científico. Lisboa: Editorial Presença, 1991.
BARBIERI, Marisa R. Ensino de ciências nas escolas: uma questão em aberto. Em aberto, Brasília, ano 7, n. 40, p. 17-24, out./dez. 1988.
BECKER, Fernando. A epistemologia do professor: o cotidiano da escola. Rio de Janeiro : Vozes, 1993.
CASONATO, Osvaldo J. A epistemologia professada e a epistemologia adotada. In: SEMINÁRIO DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, Goiânia, 1994.
MOREIRA, Marco Antônio. Atividade docente na universidade: alternativas instrucionais. Rio Grande : D. C. Luzzato Ed./Ed. da FURG, 1985.
_____. Ensino de ciências: implicações de uma perspectiva ausubeliana para a prática docente e para a pesquisa. In: Ciência e Cultura, 38(12), 1962-1969.
_____. Mapas conceituais: instrumentos didáticos, de avaliação e de análise de currículo. São Paulo : Moraes, 1987.
SANTOS, Maria Eduarda V.M. Mudança conceptual na sala de aula: um desafio pedagógico. Lisboa : Livros Horizonte, 1991.
VAZ, Arnaldo M. Estrutura e função do laboratório. São Paulo, 1989. Dissertação de Mestrado, USP.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.