Rotinas fisioterapêuticas em uroginecologia ambulatorial
DOI:
https://doi.org/10.20435/multi.v0i24.906Palavras-chave:
1. uroginecologia, 2. incontinência urinária, 3. ambulatorial.Resumo
A rotina do serviço de fisioterapia em uroginecologia é apresentada pelos autores com o objetivo de mostrar aos estudiosos da área que várias são as possibilidades de assistência que levam a resultados satisfatórios, podendo, reduzir o índice de cirurgias. A referida assistência é realizada desde 1996 no ambulatório da A.A.M.I. - Maternidade Cândido Mariano, tendo sido proposto e implantado pela professora autora deste artigo.Referências
BRANDT, F.; ALBUQUERQUE, C. Eletroestimulação no tratamento alternativo da incontinência urinária. Recife: Jornal Brasileiro de Ginecologia, 1995.
CARRIÈRE, B. Bola suíça. São Paulo: Manole,1999.
DOMINIQUE, G.; JEAN, S. Reeducação perineal. São Paulo: Manole, 2002.
FREITAS, F.; MENKE, C. H.; RIVOIRE, W.; PANDOLFI, E. P. Rotinas em ginecologia. 3. ed. Rio Grande do Sul: Artmed,1997.
HALBE, H. W. Tratado de ginecologia. 3. ed. São Paulo: Roca, 2000.
MODOTTE, W. P.; MOREIRA, E. C. H.; PASCON, A. M.; DIAS, R.; PASCOTINI, C.; SARTORÃO, C. J. F.; BRAGA, M. A. Incontinência urinária. Revista GO atual, ano VIII, n. 6, jun. 1999.
PIATO, S. Diagnóstico e terapêutica em ginecologia. 5. ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 1993.
SOUZA, E. Fisioterapia aplicada à obstetrícia e aspectos de neonatologia. 2. ed. Belo Horizonte: Health, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.