Odesenvolvimento motor em crianças de 0 a 2 anos freqüentadoras de Centros de Educação Infantil, no município de Campo Grande-MS
DOI:
https://doi.org/10.20435/multi.v0i24.895Palavras-chave:
1. Desenvolvimento motor, 2. CrecheResumo
Com a expansão das creches, cresceu consideravelmente o númerode crianças frequentadoras dessas instituições, vistas como “malindispensável”, pois preocupavam-se apenas com a higiene e alimentação e não com o lado emocional da criança, refletindo assim, no seu desenvolvimento motor. Devido a essas características intensificaram-se os estudos sobre os efeitos negativos depositados na criança em decorrênciado atendimento em creches. O presente trabalho foi elaborada para traçar o perfil do desenvolvimento motor em crianças de zero a dois anos que freqüentam centros de educação infantil. Foram avaliadas cento e sessenta crianças com idade inferior a vinte e quatro meses,sendo estas de baixo nível sócio-econômico e com ausência de qualquer antecedente patológico que pudesse afetar seu processo de crescimento e desenvolvimento. As avaliações foram registradas em um protocolo,sendo observado atividades motoras, testes de reflexos e reações e coletade dados clínicos. Os dados obtidos foram quantificados estatisticamente e transportados para gráficos e tabelas. A análise e interpretação desses dados foram realizados conforme a literatura específica, revelando que dentre as cento e sessenta crianças avaliadas, sendo oitenta e sete do sexo feminino e setenta e três do sexo masculino, 10,8% do sexo feminino e 13,95% do sexo masculino apresentaram atraso no desenvolvimento motor. Pôde-se perceber um pequeno número de crianças freqüentadorasde Centros de Educação Infantil que apresentaram atraso no seu desenvolvimento motor. Demonstrando que houve um grande avançon este campo, modificando o perfil desses centros. Apesar desse avanço, observou-se a necessidade da implantação de programas de estimulação sensório-motora em todos os Centros de Educação Infantil, valorizandoo desenvolvimento integral da criança menor de dois anos, atuando terapeuticamente, de modo significativo na saúde preventiva.Referências
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