A massagem do tecido conjuntivo no tratamento de lombalgia e lombociatalgia
DOI:
https://doi.org/10.20435/multi.v0i24.893Palavras-chave:
1. Massagem, 2. tecido conjuntivo, 3. lombalgia.Resumo
A massagem do tecido conjuntivo é uma técnica de terapia manual específica de manipulação aplicada ao tecido conjuntivo próximos a superfície do corpo e facilita tanto o diagnóstico comoo tratamento de lombalgia e lombociatalgia. A massagem do tecido conjuntivo se baseia no mecanismo dos reflexos viscerocutâneos, por meio da estimulação mecânica da pele desperta os reflexos nervosos, cuja intervenção dada a uma parte do corpo é considerada como exercendo um efeito profundo em tecidos aparentemente não relacionadas ao local tratado, mas que são derivados do mesmo segmento mesodérmico. Esses efeitos conseguem um aumento do fluxo sangüíneo com conseqüente diminuição da dor. Segue descrevendo as bases anatômicas e fisiológicas, efeitos, princípios de aplicação etécnica, etapas, indicações e contra-indicações da técnica.Referências
BISCHOFF. I.; ELMIGER G. Connective tissue massage in Licht S Massage, manipulation e traction. Battimore: Waverley Press, 1963.
BURKETT, H. George; YOUNG, Barbara; HEATH, John W. Histologia funcional. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1994.
CAILLIET, Rene. Lombalgias. 3. ed. São Paulo: Manole, 1988.
GRIEVE, Gregory P. Moderna terapia manual da coluna vertebral. São Paulo: Panamericana, 1994.
HEYM, B., MARTIN, D. P. El masaje del tejido conjuntivo. Asociación Española de fi soterapeutas. 1999. V. 21.
JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, José. Histologia básica. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1999.
KNOPLICH. José – Viva bem com a coluna que você tem: dores nas costas tratamento e prevenção. 23. ed. São Paulo: Ibrasa, 1995.
MACHADO, Ângelo. Neuroanatomia funcional. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 1998.
WOOD, E.; DOMENICO, G. Técnicas de massagem de Beard. 4. ed. São Paulo: Manole, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.