A inclusão do portador de síndrome de down no ensino regular: o enfoque da terapia ocupacional
DOI:
https://doi.org/10.20435/multi.v0i23.889Palavras-chave:
1. Terapia Ocupacional, 2. Síndrome de Down, 3. inclusãoResumo
A Síndrome de Down é uma condição genética determinada pela presença de um cromossomo a mais nas células de seu portador, e é caracterizada por um variável grau de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor.Esse cromossomo extra acrescenta-se ao par de número 21, daí o termo também utilizado para sua determinação, trissomia 21,entre todos, o mais correto. Os tratamentos de que necessitam esses pacientes são vários, dentre os quais, neste trabalho, aborda-se a terapia ocupacional, que auxilia no tratamento de patologias que afetam o físico,o mental e o social, visando o indivíduo como um todo. O presente trabalho apresenta como principal objetivo a importância da inclusão do portador de Síndrome de Down no ensino regular, com a atuação daterapia ocupacional juntamente com a equipe da escola e com a famíliada criança. Tendo em vista as capacidades e potencialidades do portadorde Síndrome de Down, o terapeuta ocupacional busca facilitar a inclusão realizando um acompanhamento da criança e intervindo quando necessário. Deve-se ter em mente que a inclusão do portador de Síndrome deDown, não só o ajuda em seu desenvolvimento neuropsicomotor, como também promove uma maior aceitação e participação na sociedade. A estigmatização e preconceito em relação ao portador de Síndrome de Down estão sendo diminuídos devido à sua inclusão no meio social por parte dos profissionais e pais, havendo uma maior conscientização de que se forem adequadamente trabalhados e estimulados desde os primeiros dias de vida, poderão atingir graus inesperados de desenvolvimento,de autonomia e de participação na sociedade.Downloads
Publicado
2016-05-16
Como Citar
de Souza, K. N., Boscolo Pimentel, M. P., & Gasparini, G. C. (2016). A inclusão do portador de síndrome de down no ensino regular: o enfoque da terapia ocupacional. Multitemas, (23). https://doi.org/10.20435/multi.v0i23.889
Edição
Seção
Artigos
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