Equipe interdisciplinar em saúde do trabalhador no Tribunal de Justiça/MS – atuação da terapia ocupacional sob a ótica da ergonomia
DOI:
https://doi.org/10.20435/multi.v0i23.886Palavras-chave:
1. equipe multidisciplinar, 2. ergonomia, 3. terapia ocupacional.Resumo
Este trabalho é uma pesquisa que pretende demonstrar a relevânciade um terapeuta ocupacional junto à equipe interdisciplinar do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. A pesquisa de campo foi realizada nos prédios do tribunal, da gráfica, administração e da oficina de marcenaria, com o intuito de conhecer os setores, o postode trabalho, verificando a rotina, os materiais e instrumentos que são utilizados durante a execução da tarefa e as atribuições dos profissionais envolvidos. O primeiro passo, paralelo à pesquisa de campo, foi conhecer as normas de funcionamento do órgão, através de dados junto à secretaria de recursos humanos. Na etapa final, foram realizados três tipos de questionários abertos para clientes diferentes. Um para os funcionáriosde todas as secretarias (recursos humanos, fi nanças, judiciária,administração, comunicação social e informática), corregedoria geralda justiça e conselho superior da magistratura. Outro questionário realizadocom alguns funcionários readaptados para novas funções. E outrocom médicos, peritos, assessores de obras (engenheiros e arquitetos),psicólogos e assistentes sociais. Em todos os questionários foram dadassugestões acerca do trabalho em equipe multidisciplinar em saúde dotrabalhador. A Terapia Ocupacional, fundamentada em ergonomia,propõe a atuação em equipe interdisciplinar de saúde, realizando o eloentre os profi ssionais já existentes no tribunal, visando a implantaçãode um Programa de Prevenção em Saúde do Trabalhador, utilizandoos recursos do órgão, com conseqüente melhoria da qualidade de vidado funcionário e aumento de produtividade.Referências
ÁVILA, Vicente Fidelis de. Sugestão de roteiro comentada para projeto de pesquisa. Campo Grande: UFMS, 1996.
CODO, Wanderley; CELESTE, Maria. LER – Lesões por Esforços Repetitivos. Petrópolis: Vozes, 1995.
COUTO, Hudson de Araújo. Ergonomia aplicada ao trabalho. Belo Horizonte: Ergo, 1996. Vol. I e II.
FIALHO, Francisco; SANTOS, Néri dos. Manual de análise ergonômica no trabalho. Curitiba: Gênesis, 1995.
HAGEDORN, Rosemary. Fundamentos da prática em terapia ocupacional. São Paulo: Dynamis, 1999.
KOSHE, José Carlos. Fundamentos da metodologia científica – teoria da ciência e prática da pesquisa. Rio de Janeiro: Vozes, 1997.
RICIOTTI, Silene Alves Atalla. Apostila de ergonomia. Terapia Ocupacional, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.