Autilização dos recursos de integração sensorial no tratamento da paralisia cerebral com a intervenção da terapia ocupacional
DOI:
https://doi.org/10.20435/multi.v0i23.884Palavras-chave:
1. Paralisia cerebral, 2. Integração Sensorial, 3. Recursos terapêuticosResumo
A Paralisia Cerebral é uma desordem no mecanismo postural, devido a uma anomalia não progressiva do cérebro imaturo. Classifica-se em: espástica, atáxica, hipotônica e atetóide; e distribui-se topograficamente em: monoplegia, hemiplegia, diplegia e quadriplegia.Pode estar associada a déficits na organização espacial, na formação do esquema corporal, propriocepção diminuída devido ao tônus anormal, déficits de visão, audição, convulsões, atraso mental, distúrbios de aprendizagem e problemas na alimentação, linguagem e conduta, além de déficits sensoriais, onde a interpretação e o uso das informações que procede os sentidos estão alterados, como: defensividadetátil, insegurança gravitacional, hipersensibilidade à movimentos, dispraxia e sistema vestibular hiper ou hiporeativo, causando nistagmo pós rotatório de longa ou curta duração, ou mesmo a sua ausência. As possibilidades de movimentos e do brincar da criança com comprometimento motor grave são limitadas, sendo necessário que a criança adquira os pré-requisitos necessários para a realização de atividades como o cuidado próprio, por exemplo. A maioria das crianças com Paralisia Cerebral apresenta uma disfunção na percepção tátil. A disfunção pode se caracterizar por uma hipo ou hipersensibilidade.Tais disfunções causam à criança com Paralisia Cerebral, reações emocionais excessivas, desconforto em situações de novas experiências, medo e ansiedade anormal, distúrbios de movimentos, hiperatividade ou dispersão, dificuldades na fala, auto-estima prejudicada, indefinição de dominância, falta de confiança, dificuldades no planejamento motor e no ritmo. A Integração Sensorial é um processo neurológico que organiza as sensações do corpo em relação ao ambiente, fazendo possível a utilização adequada do corpo no meio ambiente. A terapia de Integração Sensorial tem como proposta oferecer e controlar estímulos sensoriais de forma que a criança forme respostas adaptativas adequadas e integre as sensações recebidas, visando melhorar a capacidade do cérebro, de modo que ele possa executar suas funções com êxito. Através da utilização da informação dos três sentidos básicos (tato,movimento e posição), os recursos usados no modelo de Integração Sensorial visam planificar e seqüenciar os movimentos, desenvolver equilíbrio, desenvolver a consciência do corpo, coordenar ambos os lados do corpo e coordenação óculo-motora.Referências
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