As atividades lúdicas em terapia ocupacional
DOI:
https://doi.org/10.20435/multi.v0i23.875Palavras-chave:
1. Atividades Lúdicas, 2. criança, 3. desenvolvimento, 4. Terapia OcupacionalResumo
As atividades lúdicas, na infância, são de suma importância,pois proporcionam condições para que a criança tenha oportunidadede explorar, vivenciar, conhecer seu próprio corpo e suas capacidades,tornando-se assim apto a viver em sociedade, relacionar-se comoutras pessoas de uma maneira saudável, confi ante e autônoma. Pormeio de jogos e brincadeiras, a criança desenvolve a aprendizagem,inteligência, atenção, concentração, linguagem, sociabilidade, percepçõese habilidades em geral.No período de cinco à seis anos, acriança inicia a escrita, atividade motora complexa que exige um domíniode gestos e certa habilidade manual. Todos os jogos dos quaisas crianças participam, nesta fase, constituem verdadeiros estímulosque enriquecem os esquemas perceptivos, operativos, que junto comas estimulações psicomotoras, defi nem alguns aspectos básicos quedão condições para o domínio da leitura e escrita.O presente trabalhoapresenta como principal meta a introdução das atividades lúdicas nacreche, como forma de proporcionar condições para que as crianças láinstitucionalizadas, tenham oportunidade de desenvolverem-se física,psíquica e socialmente. As atividades lúdicas, aplicadas como recursoterapêutico, por um terapeuta ocupacional, visam abranger todos essesaspectos de uma forma adequada, analisando as capacidades de cadacriança, os objetivos e o que cada recurso oferece para que esta atinjaa sua fi nalidade.Referências
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