A intervenção da terapia ocupacional por meio de recursos terapêuticos no tratamento do alcoolista casado

Autores

  • Lisa Medeiros de Lima
  • Micheli Diniz
  • Maria Lívia Carvalho Garbi Holsbach

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v0i23.874

Palavras-chave:

1. alcoolista, 2. família.

Resumo

Com a pretensão de mostrar a intervenção da Terapia Ocupacionalpor meio de recursos terapêuticos no tratamento do alcoolista casado, fez-se necessária a realização de uma pesquisa que utilizou os conhecimentos em Terapia Ocupacional em alcoolismo e consideroua importância da estrutura familiar no processo de recuperação do alcoolista casado. O alcoolismo é uma doença de evolução crônica progressiva que desorganiza gravemente todos os níveis do indivíduo– orgânico, fi siológico, mental e psíquico. Há dois fatores desencadeantes dessa doença: a influência do meio e a carga hereditária. O processo de tratamento do alcoolista casado, por meio de recursos terapêuticos e de sua conscientização sobre os prejuízos que o álcool causa em sua saúde e família, irá proporcionar-lhe a valorização da vida e da pessoa humana.

Referências

ALVES, Simone. É hora de procurar ajuda – Al-Anon pode fazer isso pelos familiares de um alcoólatra. In: Revista Apa, ano XX, 235, 1999.

DONALD, Mac; MORRESON, Mac Caul e Mirrey. Terapia ocupacional em reabilitação. São Paulo: Santos, 1990.

ENCICLOPÉDIA Médica Ilustrada. São Paulo: Abril Cultural, 1997. v. 1.

FENGER, Jorge Augusto Ortiz. Terapia ocupacional. São Paulo: Sarvier, 1986.

FORTES, José Roberto Albuquerque. Alcoolismo. São Paulo: Sarvier. 1975.

KOSOVSKI, Ester. Alcoolismo é doença? In: Plantão Médico, 1998.

Downloads

Publicado

2016-05-16

Como Citar

de Lima, L. M., Diniz, M., & Carvalho Garbi Holsbach, M. L. (2016). A intervenção da terapia ocupacional por meio de recursos terapêuticos no tratamento do alcoolista casado. Multitemas, (23). https://doi.org/10.20435/multi.v0i23.874

Edição

Seção

Artigos