A temática da biotecnologia em jornais brasileiros no período de tramitação da Lei de Biossegurança: um estudo sob a perspectiva da Alfabetização Científica
DOI:
https://doi.org/10.20435/multi.v0i35.866Palavras-chave:
Alfabetização, Científica biotecnologia, jornalismo científico.Resumo
A mídia pode ser um instrumento de Alfabetização Científica, contribuindo para a formação do público leigo visando a sua participação na definição de políticas públicas de Ciência eTecnologia. Tomando como referência essa dimensão da atividade midiática, este estudo teve por objetivo analisar o conteúdo relacionado à temática“biotecnologia” nos jornais Folha de São Paulo e Correio do Estado veiculados no mês da sanção da Lei de Biossegurança no Brasil. Verificou-se que neste período publicou-se 42 matérias relacionadas ao tema. A maioria referiu-se às células-tronco. Foram destacados aspectos técnico-científicos das pesquisas emencionados nomes e opiniões de cientistas. As matérias utilizaram recursos didáticos de modo a tornar o conteúdo mais acessível ao leitor. Enfatizaram os benefícios das pesquisas, mas raramente foram apontados os riscos e os aspectos ético/morais. Assim, as matérias veiculadas nos jornais no período analisado podem não ter contribuído satisfatoriamente para a Alfabetização Científica do público leitor.Referências
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