Aves da Lagoa Itatiaia: distribuição espacial e comportamento
DOI:
https://doi.org/10.20435/multi.v0i35.852Palavras-chave:
Aves, distribuição espacial, comportamento.Resumo
Este estudo tem como objetivo identificaras aves da Lagoa Itatiaia, CampoGrande (MS), bem como a sua distribuiçãoespacial e caracterizar o seucomportamento. O estudo foi realizadoduas vezes ao mês, de setembro/2004 a junho/2005, sempre aos domingos,em dois períodos matutino (5h – 10h) e vespertino (13h – 18h), as observaçõesforam feitas em cinco pontos fixos com auxilio de binóculos e guias de campo para identificação. Os registros foram descritos em planilhas previamente elaboradas com condutas comportamentais e distribuição na lagoa. Através dos dados foram analisados: freqüência, abundância, riqueza, distribuição e comportamento das espécies. Foram identificadas 67 espécies, sendo Columbida e a família com maior abundância e Tyrannidae e Emberezidae com maior número de espécies (com 8 espécies cada). A distribuição espacial das aves se concentrou na área de vegetação mais densa e maior quantidade de macrófitas aquáticas e conseqüentemente maior disponibilidade de recursos. Os comportamentos mais freqüentes das aves foram forrageio e repouso.Referências
ANDRADE, M. A. A vida as aves: introdução à biologia e conservação. Belo Horizonte: editora littera maciel, 1993.
ARGEL-DE-OLIVEIRA, M.M. Arborização e avifauna urbana em cidades do interior paulista. Bolm CEO, v.7, p.10-15, 1990.
ARGEL-DE-OLIVEIRA. Congresso Brasileiro de Ornitologia, editado por JME, VIELLIARD; M.L.,SILVA; W.R. SILVA. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ORNITOLOGIA, 5., 1996, Campinas. Anais... Campinas: UNICAMP, 1996. p.151- 161.
CADEMARTORI, C.V.; MACHADO, M. A fauna de vertebrados de um banhado costeiro em área periurbana no sul do Brasil. Rev. bras. Zoociências, Juiz de Fora; v. 4, n. 1, p.31-43, 2002.
CAMPOS, EJ. O Comportamento das Aves. Rev. Bras. Cienc. Avic., v. 2, n. 2, p.93-113, maio/ago. 2000.
CAMPO GRANDE. Aspectos bióticos, In: Instituto Municipal de Planejamento Urbano e de Meio Ambiente: Estudo preliminar do projeto Reviva a Lagoa Itatiaia. Campo Grande, [2002?b]. p.33-38
CAVALCANTI, R. B. Migrações de aves no cerrado. In: ENCONTRO NACIONAL DE ANILHADORES DE AVES, 4, 1988, Recife. Anais...Pernambuco:1990. p. 110-116.
COSTA, L. C. M. O comportamento interespecifico de defesa do quero quero Vanellus chilensis (Molina, 1782) (Charadriiformes, Charadriidae). Revista de etologia, v. 4, n. 2, p.95-108, 2002.
DEL-CLARO, K.; PREZOTO, F. As distintas faces do comportamento animal. São Paulo: Conceito, 2003.
DEVELEY, P. F; ENDRIGO, E. Aves da grande São Paulo. São Paulo: Aves e Fotos, 2004.
DONATELLI, Reginaldo José, COSTA, Thiago Vernaschi Vieira da e FERREIRA, Carolina Demetrio. Dinâmica da avifauna em fragmento de mata na Fazenda Rio Claro, Lençóis Paulista, São Paulo, Brasil. Rev. Bras. Zool., v.21, n.1, p.97-114, mar. 2004.
HÖFLING, E.; CAMARGO, H. F. A. Aves no campus. 3 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, 2002.
KREBS, J.R.; DAVIES, N.B. Introdução à ecologia comportamental. São Paulo: Ateneu Editora, 1996.
LA PEÑA , M. R; RUMBOLL, M. Birds of southern south america and antartica, Collins, 1998.
PLANURB. Instituto Municipal de Planejamento Urbano e de Meio Ambiente: Estudo preliminar do projeto Reviva a Lagoa Itatiaia. Campo Grande, [2002?a].
SANTOS D’ANGELO NETO, et al, avifauna de quatro fisionomias florestais de pequeno tamanho(5-8ha) no campus da ufla. 1995.
SICK, H. Ornitologia brasileira. R.J.: Editora Nova Fronteira, 1997.
SOUZA, D. todas as aves do Brasil: guia de campo para identificação.2ed. Feira de Santana: Dall, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.