Táxi aéreo em Mato Grosso do Sul e sua importância para o turismo
DOI:
https://doi.org/10.20435/multi.v0i27.807Palavras-chave:
1. táxi aéreo, 2. turismo, 3. Mato Grosso do SulResumo
A monografia que deu origem a esta síntese tentou retratar a atual situação do táxi aéreo no Estado de Mato Grosso do Sul, enfatizando os equipamentos disponíveis no mercado como aeronaves, aeroportos e as condições operacionais existentes na região. O trabalho de pesquisa foi realizado na cidade de Campo Grande, onde se situam as empresas de táxi aéreo homologadas pelo Departamen to de Aviação Civil no Estado de Mato Grosso do Sul. Foi uma pesquisa de natureza quali-quantitativa com pesquisa bibliográfica e de campo. Ao final do trabalho foi constatado que este tipo de transporte ainda não é muito utilizado para o turismo, mas com a difícil situação atual das empresas este novo mercado começa a despertar um grande interesse, sendo necessária a união do setor privado com o estatal proporcionan do a melhoria da infra-estrutura de operação, criando novas condições de trabalho e oportunidades mais concretas para as empresas de táxi aéreo. Porém é importante ressaltar que o táxi aéreo é um grande aliado para o desenvolvimento do turismo, já que o Estado de Mato Grossodo Sul possui uma grande dimensão geográfica e uma malha rodo-ferroviária deficitária, deixando os pólos mais afastados do estado sem possibilidade de deslocamento por parte dos turistas, o que não deixa outra alternativa senão a utilização do transporte aéreo e destacando que as áreas mais distantes e mais inacessíveis como o Pantanal, por exemplo, é um dos maiores atrativos turísticos da região.Referências
ANDRADE, José Vicente. Turismo: fundamentos e dimensões. 2. ed. São Paulo : Ática, 1995.
ÁVILA, Vicente Fidelis. Sugestão de roteiro comentado para projeto de pesquisa. Campo Grande : [s.n.], 1996.
BRASIL. Ministério da Aeronáutica. Regulamento brasileiro de homologação aeronáutica. 1989.
CARVALHO, Arp. Procópio. Geopolítica do espaço aéreo. [S.l. : s.n.], 1964.
CRUZ, Luis Dilermando de Castello. A convenção sobre a aviação civil internacional concluída em Chicago aos 7 de dezembro de 1944. Brasília : ESAF, 1982.
DEPARTAMENTO de Aviação Civil. www.dac.gov.bp GSA – Globo Táxi Aerotáxi – www.gsa-globo.com.br
MENDONÇA, Paulo; SAMIR, Kued. Transporte e seguros no comércio exterior. São Paulo : Aduaneiras, 1997.
PEREIRA, Aldo. Breve histórico da aviação comercial brasileira. Rio de Janeiro : Europa, 1987.
TORRES, Vasconcelos. Aviação presença antiga na integração nacional Brasília : [s.n.], 1971.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.