Eventos turísticos para a melhor idade em Campo Grande-MS

Autores

  • Daniela Sottili
  • Fátima de Jesus Diniz Silveira
  • Reginalúcia de Souza Assis Ton
  • Aracy Loureiro Carmello

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v0i27.805

Palavras-chave:

1. melhor idade, 2. clientela, 3. turismo

Resumo

Com mão-de-obra especializada e infra-estrutura adequada pode-se organizar eventos de maior qualidade. Turismo na sua amplitude é assumido como ciência, a arte e a atividade de atrair, transportar e alojar visitantes, afim de satisfazer suas necessidades e seus desejos. Os tipos de turismo são: Turismo Cultural, Turismo Desportivo, Turismo de Férias, Turismo de Negócios, Turismo Religioso e Turismo de Saúde. É entendido que os turistas esperam um atendimento perfeito das pessoas que venham lhe prestar serviços nos destinos turísticos ou em quaisquer atividades de lazer organizadas para a Melhor Idade. Oferece fatores para um melhor entendimento dos vários aspectos: econômicos, sociais, culturais e biopsico-sociais desse segmento. Economicamente a Melhor Idade é o grande filão do mercado atual e com isso chama a atenção do trade turístico. Socialmente é fundamental a participação dos mesmos em atividades, buscando maior integração com a sociedade; culturalmente é de grande importância o desejo de transmitir suas experiências e sabedoria para os mais jovens e ao mesmo tempo de adquirir novos conhecimentos e no biopsico-social entendem-se as manifestações através do comportamento humano no meio em que vive. É possível organizar eventos turísticos compatíveis à essa faixa etária sendo importante a mão-de-obra qualificada e infra-estrutura adequada para receber esta clientela exigente e observadora que procura obter uma atenção especial e um destino calmo e tranqüilo onde possa desfrutar de seus momentos de lazer.

Referências

ANDRADE, José Vicente de. Turismo fundamentos e dimensões. São Paulo : Ática, 1995.

BENI, Mário Carlos. Análise estrutural do turismo. São Paulo : SENAC, 1997.

BOCK, Ana M. Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes T. Psicologias. 6. ed. São Paulo : Saraiva, 1994.

CESCA, Cleuza Gertrude Gimenes. Organização de eventos. São Paulo : Cimos, 1997.

D’ANDREA, Flavio Fortes. Desenvolvimento da personalidade. 12. ed. Rio de Janeiro : Bertrand Brasil, 1996.

DE MARI, Juliana. Vovó sai de férias. Veja, edição 1641, ano 33, n. 12, p. 91, 22 mar. 2000.

GIÁCOMO, Cristina, Tudo acaba em festa, líder de opinião pública : 2. ed. São Paulo : Scritta, 1997.

GOIDANICH, Karin Leyser; MOLETTA, Vania Florentino. Turismo para a terceira idade. Porto Alegre-RS : SEBRAE, 1999. (Série desenvolvendo o turismo, vol. 7).

_____. Turismo de eventos. Porto Alegre-RS : SEBRAE, 2000. (série desenvolvendo o turismo, vol. 1).

MELLO NETO, Francisco Paulo. Marketing de eventos. Rio de Janeiro : Sprint, 1999.

PELLEGRINI FILHO, Américo. Ecologia, cultura e turismo. São Paulo : Papirus, 1997.

Downloads

Publicado

2016-05-11

Como Citar

Sottili, D., Diniz Silveira, F. de J., Assis Ton, R. de S., & Carmello, A. L. (2016). Eventos turísticos para a melhor idade em Campo Grande-MS. Multitemas, (27). https://doi.org/10.20435/multi.v0i27.805

Edição

Seção

Artigos