Roteiro histórico turístico cultural para Campo Grande - uma proposta
Palavras-chave:
Campo Grande, Turismo histórico-cultural, Atrativos, Demanda, Roteiro.Resumo
Campo Grande surgiu da pretensão de um mineiro, que com visão empreendedora, chegou à bifurcação dos córregos Prosa e Segredo e resolveu que dali surgiria uma cidade. Após árduo trabalho e empenho, do primeiro rancho construído próximo a esse ponto, surge um pequeno povoado, que cresceu, se desenvolveu, passou a vila, a cidade, a município e finalmente conquistou o título de capital do Estado de Mato Grosso do Sul. Seu povo é formado por migrantes e imigrantes vindos de outras regiões e países, por esse motivo sua população é uma miscigenação de povos e raças, que ajudaram no seu desenvolvimento tornando-a a “babel” quedeu certo. O turismo que prevalece na capital é o de eventos e de negócios, apesar de existir uma grande gama de atrativos históricos, turísticos, culturais e naturais. Buscou-se mostrar no desenvolvimento deste trabalho, que a demanda para conhecer estes atrativos é pouca, devido à falta de cultura, no que se refere à visitação de turismo urbano. Teve-se como objetivo propor a elaboração de um roteiro histórico turístico-cultural, tanto para os turistas, como para a população local e com isto, estimulá-los à visitação dos atrativos turísticos. Este roteiro tem como proposta um city tour através da implantação de uma linha de ônibus exclusiva para os pontos turístico de Campo Grande.Referências
ANDRADE, José Vicente de. Turismo – fundamentos e dimensões. 3. ed. São Paulo: Ática, 1997.
ARRUDA, Ângelo Marcos Vieira de et al. Arquitetura em Campo Grande. Campo Grande: UNIDERP, 1999.
AZEVEDO, Israel Belo de. O prazer da produção científica. 6. ed. Piracicaba: UNIMEP, 1998.
BARBOSA, Emílio Garcia. Esboço histórico e divagações sôbre Campo Grande. Campo Grande: Pindorama, 1964.
BARRETTO, Margarita. Turismo e legado cultural - as possibilidades do planejamento. Campinas: Papirus, 2000.
CONTAR, Edson Carlos. Opúsculo. [s.l.: s.n., s.d.].
COSTA, Celso. Evolução urbana in Campo Grande 100 anos de construção. Campo Grande: Matriz, 1999.
DENCKER, Ada de Freitas Maneti. Métodos e técnicas de pesquisa em turismo. São Paulo: Futura, 1998.
Folha da Serra – revista mensal ilustrada. Edição especial dedicada ao município de Campo Grande. Campo Grande, Ano II, n. 23, ago. 1933.
FUNARI, Pedro Paulo, PINSKY, Jaime. Turismo e patrimônio cultural – introdução. São Paulo: Contexto, 2001.
FUNCESP/PMCG. In: Perfil sócio econômico de Campo Grande – PLANURB, 1999. Campo Grande, 1999.
HELENE, Maria Elisa Marcondes, MARCONDES, Beatriz. Evolução e biodiversidade – o que nós temos com isso? São Paulo: Scipione, 1996.
LAGE, Beatriz Helena Gelas, MILONE, Paulo César. Cultura, lazer e turismo. Turismo em análise. São Paulo, v. 6. n. 2, p. 7-25, nov. 1995.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Maria de Andrade. Metodologia do trabalho científico. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1992.
MACHADO, Paulo Coelho. A rua velha – pelas ruas de Campo Grande. Campo Grande: Tribunal de Justiça,1990.
MARINHO, Marcelo; COELHO NETTO, Paulo Renato. Campo Grande: imagens de um século. Campo Grande: UCDB / FUNCESP, 1999.
MARTINS, Demóstenes. Campo Grande – aspectos jurídicos e políticos do município. Campo Grande: Alvorada, 1972.
PEREIRA, Epaminondas Alves. Resumo histórico. Cidade de Campo Grande, 1872-1911. Opúsculo. [s.l.: s.n., s.d.].
PEREIRA, Epaminondas Barsanulfo. História da fundação de Campo Grande. Campo Grande: Série Bálsamo. Edição do autor, 2001.
PINESE, Sílvia Barbosa, VEIGA, Camila Jallad. Guia turístico de bolso de Campo Grande – MS. Campo Grande, 1999. [Monografia – Curso de Turismo – UCDB]. Universidade Católica Dom Bosco.
Revista Grifo, Ago. 1979, [s.l., s.n.].
RODRIGUES, Marly. Turismo e patrimônio cultural – preservar e consumir – o patrimônio histórico e o turismo. São Paulo: Contexto, 2001.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 21. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
V.V. A. A. Campo Grande 100 anos de Construção. Matriz, 1999.
WEINGÄRTNER, Alisolete Antonia dos Santos. In: Série Campo Grande – Coletânea de textos. Campo Grande da emancipação política à atualidade. Campo Grande: UFMS, 1999.
_____. Campo Grande – o impulso do desenvolvimento nas rotas de gado, nos trilhos do trem e nos caminhos do Mercosul. ARCA, Revista de divulgação do arquivo histórico de Campo Grande-MS. Campo Grande, n. 5, p. 3-9, out. 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.