O perfil das famílias das crianças atendidas pelo Centro de Educação Infantil “São Domingos Sávio” da Universidade Católica Dom Bosco
Palavras-chave:
Centro de Educação Infantil universidades famíliasResumo
O artigo contextualiza o início da implementação das creches nos locais de trabalho, enfocando-as no contexto Universitário. A implementação das creches deu-se por meio de várias reivindicações de mães trabalhadoras no início da década de 70 do século passado, no qual houve um aumento da demanda das mulheres no mercadode trabalho, devido à industrialização da época. Dentro deste contexto, procuramos incentivar a reflexão histórica sobre a creche no Brasil e na Universidade Católica Dom Bosco. Atualmentea creche da UCDB foi transformada em um Centro de Educação Infantil e procuramos neste artigo traçar o perfil das famílias atendidas.
Referências
ANDRADE, Lucimary Bernabé Pedrosa. Os Centros de Convivência Infantil da UNESP: contexto e desafios. 2003. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Instituição, Franca-SP.
DEMO, Pedro. Criança, prioridade absoluta. In: Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescentes. Joinville-SC, 1979.
BRASIL. Lei de Diretrizes da Educação Brasileira. Lei n. 9.394/96 de dezembro de 1996.
RAUPP, Marilene Dandoline. Creches universitárias federais: questões, dilemas e perspectivas. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
ROSEMBERG, Fúlvia; FERREIRA, Isabel. Creches e pré-escolas no Brasil. 2. ed. São Paulo: Cortez/FCC, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.