Eficácia de intervenções educacionais sobre os conhecimentos em nutrição e atividade física de escolares

Autores

  • Liana Marczal Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
  • Luana Bernardi Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
  • Daiana Novello Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v22i51.687

Palavras-chave:

Ações em saúde, interdisciplinaridade, promoção da saúde.

Resumo

Objetivou-se avaliar a eficácia de intervenções educacionais interdisciplinares sobre os conhecimentos em nutrição e atividade física de escolares. Participaram da pesquisa 458 crianças de 7 a 10 anos, matriculadas em 16 escolas municipais. Os conhecimentos sobre nutrição e atividade física foram avaliados por meio de questionários aplicados antes e após as intervenções, as quais foram realizadas por 5 meses, sendo 2 encontros/mês, totalizando 10 encontros/escola. Em relação aos conhecimentos em nutrição e atividade física pré-intervenção, verificou-se, respectivamente, que 15,7% e 12,9% das crianças tinham baixos conhecimentos, 45,2% e 44,1% bons conhecimentos; e 39,1% e 43,0% ótimos conhecimentos. No período pós-intervenção, 0,2% e 0,2% das crianças demonstraram baixos conhecimentos; 1,3% e 2,4% bons conhecimentos; e 98,5% e 97,4% ótimos conhecimentos. As intervenções educativas realizadas no ambiente escolar favorecem o aprendizado das crianças, promovendo um consumo alimentar consciente e hábitos mais saudáveis.

Biografia do Autor

Liana Marczal, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Graduanda. Curso de Nutrição da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Campus de Cedeteg, Caixa Postal 35, 85010-000, Guarapuava, Paraná, Brasil.

Luana Bernardi, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Nutricionista, Mestre. Docente do Curso de Nutrição da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Campus de Cedeteg, Caixa Postal 35, 85010-000, Guarapuava, Paraná, Brasil.

Daiana Novello, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Prof. Dr. Setor de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO),

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Publicado

2017-05-16

Como Citar

Marczal, L., Bernardi, L., & Novello, D. (2017). Eficácia de intervenções educacionais sobre os conhecimentos em nutrição e atividade física de escolares. Multitemas, 22(51). https://doi.org/10.20435/multi.v22i51.687