Aliança estratégica na bovinocultura de corte: um estudo de caso

Autores

  • Patrícia Campeão
  • Renato Luiz Sproesser
  • Murilo Zanutto Velasques
  • Heitor Romero Marques Junior

Palavras-chave:

parceria novilho superprecoce qualidade

Resumo

O presente artigo pretende apresentarum caso de aliança estratégica estabelecida entre empresas do setor da bovinocultura de corte no Estado de Goiás, visando seu enquadramento e análise sob a ótica do conceito de aliança estratégica. Este estudo foi realizado segundo o método de estudo de caso, conduzido por meio de pesquisa bibliográfica. É discutido o estabelecimento de uma parceria votada ao inter-relacionamento tecnológico, com vistas à obtenção de maior qualidade no produto gerado, neste caso, novilhos super precoces. O agente coordenador da parceria e os agentes participantes são, respectivamente, uma fazenda deconfinamento de novilhos e produtores de bezerros. Os resultados demonstram maior lucratividade aos parceiros quando comparados à produção convencional.

Referências

CALEMAN, S.M. de Q. et al. Marketing alliances: a case study between a young steer producers pool and the Carrefour supermarket network in Brazil. 14th Annual world food and agribusiness forum, symposium and case conference, Montreux, Switzerland, June 12-15, 2004.

CRAVENS, D.W.; PIERCY, N.F.; SHANNON, H.S. New Organizational Forms for Competing in Highly Dynamic Environments: The Network Paradigm. British Journal of Management, v.7, 1996.

DOZ, Y.L.; HAMEL, G. Alliance advantage: the art of creating value through partnering. Massachusetts: Harvard Business Scholl Press, 1998.

DUSSAUGE, P.; GARRETTE, B. Cooperative strategy. England: John Wiley & Sons Ltd., 1999.

FAVERET FILHO, P. Cadeia da Carne Bovina: os desafios da coordenação vertical. Revista Nacional da Carne, São Paulo, v.23, n.260, 1998, p.72-85.

FRANCO, M. Integração vertical chega à bovinocultura. Revista DBO, agosto/ 2005.

LOBO, R.B; ROCHA, J.C.M. de C. Contribuição das alianças verticais para a coordenação da cadeia produtiva da carne bovina. In: IV SIMPÓSIO NACIONAL DE MELHORAMENTO ANIMAL, 2002. Anais... [s.l.]. PEROSA, J.M.Y. Coordenação e competitividade na cadeia carne bovina. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL, 36, 1998. Poços de Caldas. Anais...Brasília:Suprema, 1998 p.429-440.

PORTER, M. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Campus, 1989.

ROCHA, J. C.M.C.; NEVES, M. F.; LOBO, R. B. Experiências com alianças verticais na coordenação da Cadeia Produtiva da Carne Bovina no Brasil. In: III CONGRESSO INTERNACIONAL DE ECONOMIA E GESTÃO DE NEGÓCIOS AGROALIMENTARES. Ribeirão Preto: FEA/USP, 2001.

YOSHINO, M.Y.; RANGAN, U.S. Alianças estratégicas. São Paulo: MAKRON Books, 1996.

Downloads

Publicado

2016-03-18

Como Citar

Campeão, P., Sproesser, R. L., Velasques, M. Z., & Marques Junior, H. R. (2016). Aliança estratégica na bovinocultura de corte: um estudo de caso. Multitemas. Recuperado de https://interacoes.ucdb.br/multitemas/article/view/683

Edição

Seção

Artigos