Leitura: importância e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.20435/multi.v0i0.675Palavras-chave:
leitura conhecimento aprendizagemResumo
Neste trabalho, buscou-se verificara proficiência dos alunos em leiturabem como a sua importância paraa construção do conhecimento. Ainvestigação foi realizada por meio dequestionário, com uma amostra de30 alunos do 6o ano do Ensino Fundamentalde uma Escola Municipal deCampo Grande-MS e seus respectivosprofessores, referente às oito áreasdo conhecimento que compõem ocurrículo escolar. A análise qualitativamostra que tanto os alunos quanto osprofessores consideram importante aleitura para a construção dos saberes.No entanto, percebem-se contradiçõesnas afirmações e na prática educativados professores. Tendo em vista a importânciado ato de ler para a emancipaçãodo indivíduo, é fundamentalque os professores, de todas as áreasdo conhecimento, tenham consciênciade que para conseguirem alunoscom proficiência em leitura, precisamdesenvolver essa habilidade por meiode uma prática constante, que visa àformação de um leitor competente.Referências
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de EducaçãoFundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos doensino fundamental: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1983.GERALDI, João Wanderley (Org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática,1999.KLEIMAN, A. B. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas, SP: Pontes, 1993.SILVA, Ezequiel Theodoro. Leitura na escola e na biblioteca. 3. ed. Campina,SP: Papirus, 1991.SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Trad. Cláudia Schilling. 6. ed. Porto Alegra:ArtMed, 1998.VASCONCELOS, Gláucia Lima. Práticas de leitura em sala de aula. CampoGrande: UCDB, 2005. (Coleção Teses e Dissertações em Educação, v. 5).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.