O estresse docente no Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Campo Grande-MS: estudo exploratório

Autores

  • Marcus Vinicios Benachio
  • Katia Regina Bazzano da Silva Rosi

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v0i0.670

Palavras-chave:

estresse estresse ocupacional docente

Resumo

O estresse é um estado de tensão doorganismo que se vê obrigado a se mobilizarpor inteiro para enfrentar novassituações. O estresse é associado, comfreqüência, às situações de trabalho –estresse ocupacional –, principalmenteas que envolvem alto grau de responsabilidade,excesso de expectativas ecobranças e grande volume de tarefasem relação ao tempo disponível paraexecutá-las. Meleiro (2002) aponta osprofessores como um grande alvo doestresse ocupacional, pois os eles sãoafetados por condições ambientaisinadequadas, sobrecarga de trabalho,relação professor e aluno insatisfatória,diversidade de alunos, conflito depapel, pouco suporte organizacional efalta de controle sobre as variáveis queafetam o seu trabalho. O objetivo desteartigo é verificar se o professor sente--se estressado, qual o nível e as fontesocupacionais do estresse. O métodoutilizado para a pesquisa foi aplicaçãode questionário em 34 professores doensino médio da rede pública estadualde Campo Grande-MS. Os resultadosobtidos demonstram que 44% daamostra pesquisada sentem a profissãodo professor como muito estressante eelenca os baixos salários como fonte demaior estresse da categoria profissional.Essa pesquisa sugere a necessidade deredimensionar as fontes estressantes dotrabalho no que diz respeito à políticade pessoal, com implementação deprogramas de cargos e salários.

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Publicado

2016-03-17

Como Citar

Benachio, M. V., & Bazzano da Silva Rosi, K. R. (2016). O estresse docente no Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Campo Grande-MS: estudo exploratório. Multitemas. https://doi.org/10.20435/multi.v0i0.670

Edição

Seção

Artigos