O conhecimento tradicional e os recursos naturais na reserva indígena Kaiowá e Guarani em Caarapó, MS

Autores

  • Luiz Augusto Cândido Benatti
  • Reginaldo Brito da Costa
  • Antonio Jacó Brand
  • Raul Alfonso Rodrigues Roa

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v0i38.645

Palavras-chave:

Etnodesenvolvimento conhecimento tradicional sistemas agroflorestais

Resumo

A drástica diminuição da diversidadebiológica imposta pela lógica capitalistada sociedade envolvente tem ocasionadoa perda de parte importante da cosmologiae vida religiosa da comunidade indígenaKaiowá e Guarani de Caarapó, MS.Na raiz dos problemas por que passa essaetnia está o processo de “confinamento”em diminutos territórios o que tem seagravado com o aumento do contingentepopulacional. Buscou--se representarna, percepção dos Kaiowá e Guarani,subsídios que pos si bi litem a construçãode alternativas de sustentabilidadejunto àquela comunidade indígena,com ênfase na implantação de SistemasAgroflorestais. Os dados obtidos duranteo presente trabalho basearam-se nastécnicas comumente utilizadas hoje nasciências sociais, como observações decampo, coletas de informações cominformantes chaves (roteiros semiestruturados)e oficinas temáticas. As informaçõeslevantadas demonstram que omanejo dos recursos naturais e as práticasagroflorestais dos Kaiowá e Guaraniestão relacionadas, sobretudo, com aorganização sociocultural deste grupoindígena. A re-introdução do componentearbóreo em consonância com oconhecimento local das comunidadesenvolvidas, quer seja na forma de SAF’s,ou associados às roças e quintais, deveráassumir importante papel no sentido deassegurar melhores condições ecológicase socioeconômicas, contribuindoassim para a melhoria da qualidade devida daquelas comunidades.

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Publicado

2016-03-08

Como Citar

Cândido Benatti, L. A., da Costa, R. B., Brand, A. J., & Rodrigues Roa, R. A. (2016). O conhecimento tradicional e os recursos naturais na reserva indígena Kaiowá e Guarani em Caarapó, MS. Multitemas, (38). https://doi.org/10.20435/multi.v0i38.645

Edição

Seção

Artigos