Do Museu Dom Bosco para o Museu das Culturas Dom Bosco: ciclo vital de registros catalográficos
DOI:
https://doi.org/10.20435/multi.v0i37.635Palavras-chave:
acondicionamento preservação conservação preventivaResumo
O objetivo dessa pesquisa surgiucomo conseqüência de resultados dostrabalhos desenvolvidos pelo ArquivoHistórico Documental do Museu dasCulturas Dom Bosco e pela BibliotecaFelix Zavattaro da Universidade CatólicaDom Bosco a partir de um levantamentorealizado pelos técnicos do MCDB,atuantes nessa área, e que determinouque suas coleções, tanto bibliográficas,quanto documentais, necessitavam deum tratamento preventivo de recuperação,conservação e restauro paradiminuir o impacto da poeira e anular aação dos insetos sobre o referido materialde pesquisa.Referências
BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Arquivos permanentes: tratamento documental. São Paulo: T. A. Queiroz, 1991.
CÂNDIDO, Maria Inês. Documentação musicológica. In: Caderno de diretrizes museológicas l. 2.ed. Brasília: Ministério da Cultura, 2006.
Brasília: Ministério da Cultura. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacio nal. Departamento de Museus e Centros Culturais. 2. ed. Belo Horizonte: Secretaria de Estado da Cultura/Superintendência de Museus, 2006. 152p.
GOMES, Sônia de Conti; MOTTA, Rosemary Tofani. Técnicas alternativas de conservação: recuperação de livros, revistas, folhetos e mapas. 2. ed. Belo Horizonte: UFMG, 1997. 108p.
MILEVSKY, Robert J. Manual de pequenos reparos em livros. Arquivo Nacional, 1997. (Projeto conservação preventiva em bibliotecas e arquivos
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.