O novo papel do Museu na sociedade
DOI:
https://doi.org/10.20435/multi.v0i37.629Palavras-chave:
educação espaços informais patrimônio culturalResumo
A crescente percepção, por parte do público,do papel de lazer, de contemplaçãoe de diversão que os museus possuem,fortalece a idéia de que esses ambientesdevem ser utilizados como espaçoeducacional. O papel do museu diante dasociedade sugere uma nova organizaçãodo nosso modo de ver o mundo atravésde novas propostas museológicas e tecnologiasde informação, condicionandonossa relação com o presente e tambémcom vínculos do passado. Os museus desempenhamum papel importante no queconcerne quer à criação de consciênciaspessoais, quer no que diz respeito à construçãoe representação de identidadeslocais, regionais ou nacionais, em virtudedo seu posicionamento como instrumentospedagógicos e ideológicos. Assim,funcionam como espaços sociais quepossuem histórias, linguagens, propostaseducativas e pedagógicas próprias, sendocapazes de revelar intensas e profundasrelações entre a sociedade e a cultura.Referências
ANICO, M. A pós-modernização da cultura: patrimônio e museus na contemporaneidade. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 11, n.23, p.71-86, 2005.
ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1992.
BITTENCORT, J.N. Museu Paraense Emílio Goeldi: uma instituição científica em um museu. In: Musas – Revista Brasileira de Museus e Museologia, Rio de Janeiro: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Departamento de Museus e Centros, n.2, 2006.
CAZELLI, S.; MARANDINO, M.; STUDART, D. Educação e comunicação em museus de ciência: aspectos históricos, pesquisa e prática, 1999. In: GOUVÊA, G.; MARANDINO, M.; LEAL, M.C. (Orgs.). Educação e Museu: a construção social do caráter educativo dos museus de ciência. Rio de Janeiro: Acesse FAPERJ, 2003, p.83-106. CHEVALLARD, Y. La transposición didáctica: del saber sábio al saber ensenado. Buenos Aires: Aique, 1998.
CHOAY, F. A alegoria do patrimônio. São Paulo: Estação Liberdade/UNESP, 2001.
CURY, Marília Xavier. Comunicação e pesquisa de recepção: uma perspectiva teórico-metodológica para os museus. História, Ciências, Saúde, Manguinhos, v.12 (suplemento), p.365-80, 2005.
______. Exposição: concepção, montagem e avaliação. São Paulo: Annablume 2006.
LEITE, M.I. Crianças, velhos e museus: memória e descoberta. Cad. Cedes, Campinas, v.26, n.68, p.74-85, jan./abr. 2006.
GASPAR, A. Museus e centros de ciências - conceituação e proposta de um referencial teórico. 1993. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.
GLEZER, R. Comentário X. In: MENESES, U.T.B. Do teatro da memória ao laboratório de história: exposição museológica ao conhecimento histórico. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v.3, Nova Série, 1995.
GUIMARÃES, M.; VASCONCELOS, M.M.N. Relações entre educação ambiental e educação em ciências na complementaridade dos espaços formais e não formais de educação. Educar, Curitiba, n.27, p.147-162, 2006.
HOOPER-GREENHILL, E. Education, communication and interpretation: towards a critical pedagogy in museums. In: The Educational role of The Museum. Routledge, London, p.3-25, 1994.
MARANDINO, M. A pesquisa educacional e a produção de saberes nos museus de ciência. História, Ciências, Saúde, Manguinhos, v.12, p.161-81, 2005a.
______. Museus de Ciência como espaços de educação. In: FIGUEIREDO, B.G.; VIDAL, D.G. (orgs.). Museus – dos gabinetes de curiosidades à museologia moderna. Brasília-DF: Argumentum, 2005b. p.165-176.
______. Interfaces na relação Museu-Escola. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v.18, n.1, p.85-100, 2001.
______. Transposição ou recontextualização? Sobre a produção de saberes na educação em museus de ciências. Revista Brasileira de Educação, n.26, p.95-108, 2004.
MENESES, U.T.B. A problemática da identidade cultural nos museus: de objetivo (de ação) a objeto (de conhecimento). Anais do Museu Paulista da USP, São Paulo, n.1, p.207-222, 1993. MUSEUMS AND GALLERIES COMMISSION. Trad. Maria Luíza Pacheco Fernandes. São Paulo: EDUSP/Vitae, 2001. (Série Museologia, 2).
NASCIMENTO, Silvania Sousa do. O desafio de construção de uma nova prática educativa para os museus. In: FIGUEIREDO, Betânia; VIDAL, Diana (org.). Museus: dos gabinetes de curiosidades ao Museu Moderno. Belo Horizonte: Argumentum/CNPq, 2005. p. 221-239.
NORA, P. Rethinking France: les lieux de mémoire. Chicago: University of Chicago Press, 2001. v.1.
PERRELI, M.A.S. Museu Dom Bosco: reflexões sobre o seu papel como espaço educativo. In: PERRELI, M.A.S.; ALBUQUERQUE, L.B.; ANJOS-AQUINO, E.A.C. (orgs.). Descobrindo o Museu – experiências de pesquisa e extensão no Museu Dom Bosco. Campo Grande: UCDB, 2005. p.193-202.
PIO, L.G. Musealização e cultura contemporânea. In: Musas – Revista Brasileira de Museus e Museologia, Rio de Janeiro: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Departamento de Museus e Centros Culturais, n.2, p.48- 57, 2006.
NASCIMENTO, S.S. O desafio de construção de uma nova prática educativa para os museus. In: FIGUEIREDO, B.G.; VIDAL, D.G. (orgs.). Museus – dos gabinetes de curiosidades à museologia moderna. Brasília-DF: Argumentum, 2005. p.221-239.
SAMUEL, R. Theatres of memory. London: Verso, 1994.
SANTOS, C.T.M. O papel dos museus na construção de uma “Identidade Nacional”. Anais do Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro, v.28, 1996.
SUANO, M. O que é museu. São Paulo: Brasiliense, 1986.
VALDÉS, J.F. Cómo hacer um museo de ciências. México: Fondo de Cultura Econômica, Universidad Autónoma de México, 1998.
VALÉRIO-BRUN, L.M. et al. Animais do Cerrado ameaçados de extinção do Museu Dom Bosco: uma forma de Educação Ambiental – Campo Grande, MS. In: CONGRESSO DE ECOLOGIA DO BRASIL, 6. Anais... Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2003. p.560-561.
VYGOTSKY, L.S. Pensamento e linguagem. Trad. M. Resende, Lisboa, Antídoto, 1979.
______. A formação social da mente. Trad. José Cipolla Neto et alii. São Paulo, Livraria Martins Fontes, 1984.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.