Comportamento do consumidor de frutas no município de Campo Grande e a relação com a demanda de mercado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v30i74.4658

Palavras-chave:

comércio, consumo, fruticultura

Resumo

Esta pesquisa tem o objetivo de averiguar o comportamento dos consumidores de frutas em relação à oferta do comércio dentro do município de Campo Grande. O estudo foi conduzido por meio de questionários, abordando aspectos demográficos, hábitos alimentares e fatores para o consumo de frutas. A coleta de dados ocorreu ao longo de cinco meses, atingindo uma amostra de 384 participantes, e a análise incluiu medidas descritivas básicas para identificar padrões de consumo da população campo-grandense. Os resultados revelaram um perfil predominante do gênero feminino e de consumidores jovens (18 a 30 anos), com renda familiar média abaixo de 5 salários mínimos. A qualidade do produto foi o fator mais importante na decisão de compra, seguido pelo preço, e a maioria dos entrevistados mostrou disposição para pagar mais por frutas de produção local. Concluiu-se que há demanda por frutas regionais, desde que atendam às exigências de qualidade dos consumidores.

Biografia do Autor

Isabel Azevedo, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Graduada em Agronomia na Universiade Catolica Dom Bosco (UCDB).

Denilson Oliveira Guilherme , Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Doutorado em Produção Vegetal (Fruticultura) pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Mestrado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduação em Engenharia Agronômica pela UFMG. Coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária da UCDB.

Alexandra Sanae Maeda, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Doutorado em Sistemas de Produção Vegetal pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Mestrado em Sistemas de Produção Vegetal pela Unesp. Graduação em Engenheira Agrônoma, Fertilidade do solo e Nutrição de plantas pela Unesp. Docente na Univrsidade Catolica Dom Bosco (UCDB).

 

 

Heitor Romero Marques , Universidade Catolica Dom Bosco

Doutor em Desarrollo Local Y Planificación Territorial en la Universidad Complutense de Madrid. Mestrado em Educação Formação de Professores pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Especialização em Filosofia e História da Educação pela Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (FUCMT). Graduado em Ciencias pela FUCMT. Graduado em Pedagogia pela FUCMT. Graduação em Educação Moral e Cívica Exame de Suficiência pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Graduado em Ciências de Primeiro Grau Exame de Suficiência pela UFG.

 

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Publicado

2025-03-07

Como Citar

Azevedo, I., Oliveira Guilherme , D. ., Sanae Maeda, A. ., & Romero Marques , H. . (2025). Comportamento do consumidor de frutas no município de Campo Grande e a relação com a demanda de mercado. Multitemas, 30(74), 93–110. https://doi.org/10.20435/multi.v30i74.4658