Mentes e corpos na construção de conhecimento e no desenvolvimento de habilidades: um percurso pelos letramentos sensoriais e pelas abordagens de feeling e meaning

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v29i71.4277

Palavras-chave:

mentes e corpos, letramentos sensoriais, feeling e meaning

Resumo

A linha demarcatória entre mentes e corpos e razão e emoção, estabelecida pela ciência clássica, ainda é fortemente percebida nos diversos estudos e nas pesquisas nas áreas das ciências humanas e da educação. Este artigo tem como propósito colocar sob desconstrução a transcendência dos processos cognitivos – a mente, em relação aos sentidos sensoriais e os sentimentos, o corpo, no que diz respeito à construção do conhecimento e ao desenvolvimento do saber humano. Para tanto, decidimos analisar um breve relato autobiográfico acerca da trajetória acadêmica de um dos autores deste artigo. Com respeito ao percurso teórico adotado neste trabalho, lançamos mão do letramento sensorial, proposto por Mills (2016), e as concepções de feeling e meaning, discutidas por Lemke (2010, 2013), pelo fato dessas pesquisas defenderem a imanência do corpo em relação à mente.

Biografia do Autor

Erika Regina Campos, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Doutora e mestre em Linguística pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e graduada em Letras pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Atualmente, faz parte do quadro efetivo de professores da UNEMAT, atuando na disciplina do Estágio Supervisionado há 16 anos.

Ruberval Franco Maciel, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS)

Doutor em Estudos Linguísticos e Literários de Inglês pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Linguística Aplicada pela University of Reading, Inglaterra. Bolsista Produtividade do CNPq e professor da graduação e Pós-graduação em Letras e da graduação em Medicina da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Referências

CAMMAROTA, Martin; BEVILAQUA, Lia; ISQUIERDO, Ivan. Aprendizado e Memória. In: LENT, Roberto. Neurociência da mente e do comportamento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

CLASSEN, Constance. Foundations for an Anthropology of the Senses. International Social Science Journal, [s.l.], v. 49, n. 153, p. 401-20, 1997. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/229626664_Foundations_for_an_Anthropology_of_the_Senses. Acesso em: 15 jun. 2021.

CLOUGH, Patricia Ticineto. The affective turn: theorizing the social. Durham: Duke University Press, 2007.

DAMÁSIO, António Rosa. O Erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. Tradução: Dora Vicente Georgina Segurado. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

DAMÁSIO, António Rosa. Em busca de Espinosa: prazer e dor na ciência dos sentimentos. Tradução: Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

ESPINOSA, Baruch. Ética. Tradução: Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

FERREIRA, Amauri. Introdução à Filosofia de Spinoza. São Paulo: Yellow Cat Books, 2010.

HERCULANO-HOUZEL, Suzana. Uma breve história da relação entre o cérebro e a mente. In: LENT, Roberto. Neurociência da mente e do comportamento. 1 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

HOWES, David; CLASSEN, Constance. Ways of sensing: understanding the senses in society. London: Routledge, 2014.

HOWES, David. Prefácio. In: MILLS, K. A. Literacy theories for the digital age: social, critical, multimodal, spatial, material and sensory lenses. New York: Multilingual Matters, 2016.

KRESS, Gunther. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. London: Routledge, 2010.

LEAVITT, John. Meaning and feeling in the anthropology of emotions. American Ethnologist, [s.l.], v. 23, n. 3, p. 514-39, ago. 1995. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/227611920_Meaning_and_Feeling_in_the_Anthropology_of_Emotions. Acesso em: 20 jul. 2021.

LEMKE, Jay. Feeling and Meaning in the Social Ecology of Learning: Lessons from Play and Games. In: BAKER, Michael; ANDRIESSEN, Jerry; JÄRVELÄ, Sanna (Ed.). Affective Learning Together: the socio-emotional turn in collaborative learning. New York: Routledge. 2013.

LEMKE, Jay. Affect, Identity and Representation. International Congress of the Learning Sciences, Chigago, 2010. Disponível em: http://static1.1.sqspcdn.com/static/f/694454/12425474/1306521668547/Affect-identityrepresentation-2010+09-54-29. Acessado em: 16 out. 2020.

MATURANA, Humberto. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.

MILLS, Kathy; COMBER, Barbara; KELLY, Pippa. Sensing Place: embodiment, sensoriality, kinesis, and children behind the camera. English Teaching: Practice and Critique, [s.l.], v. 12, n. 2, p. 11‐27, 2013.

MILLS, Kathy. Sensory literacies. In: MILLS, Kathy. Literacy theories for the digital age: social, critical, multimodal, spatial, material and sensory lenses. New York: Multilingual Matters, 2016.

MORGAN, Brian; ROCHA, Cláudia; MACIEL, Ruberval. Literacies in times of crisis: a trioethenography on affective and transgressive practices. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 21, n. 2, p. 333-69, 2021.

ROCHA; Cláudia; MACIEL, Ruberval. Multimodalidade, letramentos e translinguagem: dialogos para a docente em Língua Portuguesa e Literatura. In: SANTOS, Leandra Ines Seganfredo; MACIEL, Ruberval Franco (Org.). Formação e prática docente em Língua Portuguesa e Literatura. Campinas: Pontes Editora, 2019.

SHAAF, Marieke. Learning Through the senses. Journal of Graduate Medical Education, [s.l.], p. 491-93, v. 53, n. 10, 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/335116932_Learning_through_the_senses. Acessado em: 17 mar. 2021

SILVEIRA, Luiz Carlos. Os sentidos e a percepção. In: LENT, Roberto. Neurociência da mente e do comportamento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

UZIEL, Daniela. O desenvolvimento do cérebro e do comportamento. In: LENT, Roberto. Neurociência da mente e do comportamento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

Downloads

Publicado

2024-05-13

Como Citar

Campos, E. R., & Maciel, R. F. . (2024). Mentes e corpos na construção de conhecimento e no desenvolvimento de habilidades: um percurso pelos letramentos sensoriais e pelas abordagens de feeling e meaning. Multitemas, 29(71), 237–261. https://doi.org/10.20435/multi.v29i71.4277