A interiorização do ensino superior, o movimento pendular e o setor de serviços: o caso de Pau dos Ferros (RN)
DOI:
https://doi.org/10.20435/multi.v28i70.3969Palavras-chave:
interiorização do ensino superior, setor de serviços, Semiárido, Pau dos FerrosResumo
Este artigo objetiva analisar o crescimento do setor de serviços e os movimentos pendulares que ocorreram após o processo recente de interiorização do ensino superior no semiárido do Nordeste brasileiro. Para isso, utiliza-se de um estudo de caso feito no município de Pau dos Ferros (RN), que por ter sido contemplado com a política do governo federal de aumento e criação de novos campi de ensino, diferencia-se economicamente dos municípios do seu entorno. Por meio da análise de indicadores locais, do IBGE, de referencial bibliográfico e de dados do SEBRAE do Rio Grande do Norte, é evidenciado o aumento na circulação de estudantes e profissionais da educação em busca da oferta de vagas em instituições de ensino. Predominantemente, esse é o motivo maior para a diversificação e crescimento do setor de serviços, para a geração de empregos e para a cidade ser centro polarizador na região.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cícero Barbosa Taveira, Rodolfo Barbosa Barreto, Josué Alencar Bezerra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.