Direitos do consumidor e o meio ambiente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v27i65.3374

Palavras-chave:

Código de Defesa do Consumidor (CDC), meio ambiente, cidadania

Resumo

A interferência da produção desenfreada no meio ambiente é devastadora, sendo que um exemplo clássico citado por Morin (2013) é o automóvel. Este objeto de desejo das pessoas favorece o individualismo e contribui de forma expressiva com a poluição, provocada por CO2. Sem falar na quantidade de matérias-primas utilizadas em sua confecção, como água, ferro etc. Trata-se de um modelo produtivo que se sustenta na quantidade de produtos produzidos, e não nas qualidades destes, o que também obriga os cidadãos a consumirem cada vez mais. Este artigo tem por escopo refletir as relações de consumo na sociedade e os prejuízos para o meio ambiente. Discute-se também a importância da educação do consumidor acerca de seus direitos básicos, para, por meio da educação e da geração de conhecimentos, defender os seus direitos e praticar a sua cidadania ambiental. 

Biografia do Autor

Alexander Lacerda Ribeiro, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Mestre em Desenvolvimento Local pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM). Advogado e professor da Faculdade de Direito do Centro Universitário referência em Manhuaçu (UNIFACIG).

Maria Geralda Miranda, Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM)

Pós-doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pós-doutorado em Narrativas visuais na Universidade de Lisboa. Doutorado e mestrado em Estudos Culturais pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduada em Comunicação Social (Jornalismo) e em Letras Clássicas e Vernáculas. Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM) e Pesquisadora do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá, Rio de Janeiro.

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Publicado

2022-07-20

Como Citar

Ribeiro, A. L., & Miranda, M. G. (2022). Direitos do consumidor e o meio ambiente . Multitemas, 27(65), 107–122. https://doi.org/10.20435/multi.v27i65.3374