A teoria, o discurso e a realidade em uma Escola Integral de Tempo Integral em Campo Grande, MS
DOI:
https://doi.org/10.20435/multi.v26i64.3320Palavras-chave:
educação, escola integral, parte diversificadaResumo
Este texto apresenta a análise do ciclo de aprendizagem (2017/2018/2019) desenvolvido com estudantes do Ensino Médio na/da Escola Estadual Waldemir Barros da Silva, localizada na periferia sul da cidade de Campo Grande, MS. Os componentes da Parte Diversificada, as Metodologias Ativas e os demais instrumentos didático-pedagógicos, característicos de uma Escola Integral de Tempo Integral, foram os objetos desta investigação (sobretudo qualitativa), que ocorreu mediante aplicação de questionários semiestruturados a 90 estudantes de um total de 132. Todo esse arcabouço possibilitou ao pesquisador-participante observar o quanto as políticas públicas são incipientes, descontínuas e dotadas de muito discurso, mas pouca concretude, comprometendo a realização de uma educação de qualidade. A ausência, na educação, de uma Política de Estado, as mudanças no Novo Ensino Médio e a velocidade de seu alcance são os grandes obstáculos a serem vencidos. Mesmo com esses percalços, concluiu-se que a aprendizagem no/do ciclo analisado foi exitosa.
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