A teoria, o discurso e a realidade em uma Escola Integral de Tempo Integral em Campo Grande, MS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v26i64.3320

Palavras-chave:

educação, escola integral, parte diversificada

Resumo

Este texto apresenta a análise do ciclo de aprendizagem (2017/2018/2019) desenvolvido com estudantes do Ensino Médio na/da Escola Estadual Waldemir Barros da Silva, localizada na periferia sul da cidade de Campo Grande, MS. Os componentes da Parte Diversificada, as Metodologias Ativas e os demais instrumentos didático-pedagógicos, característicos de uma Escola Integral de Tempo Integral, foram os objetos desta investigação (sobretudo qualitativa), que ocorreu mediante aplicação de questionários semiestruturados a 90 estudantes de um total de 132. Todo esse arcabouço possibilitou ao pesquisador-participante observar o quanto as políticas públicas são incipientes, descontínuas e dotadas de muito discurso, mas pouca concretude, comprometendo a realização de uma educação de qualidade. A ausência, na educação, de uma Política de Estado, as mudanças no Novo Ensino Médio e a velocidade de seu alcance são os grandes obstáculos a serem vencidos. Mesmo com esses percalços, concluiu-se que a aprendizagem no/do ciclo analisado foi exitosa.

Biografia do Autor

Regerson Franklin dos Santos, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutorado em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialização em Ensino de Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduação (Licenciatura Plena) em Geografia pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí. Professor concursado na rede pública Estadual de Mato Grosso do Sul, Campo Grande.

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Publicado

2022-04-04

Como Citar

Santos, R. F. dos. (2022). A teoria, o discurso e a realidade em uma Escola Integral de Tempo Integral em Campo Grande, MS. Multitemas, 26(64), 177–201. https://doi.org/10.20435/multi.v26i64.3320