Formação discente na graduação: um despertar para pesquisa e autoria
DOI:
https://doi.org/10.20435/multi.v26i64.3235Palavras-chave:
educação, pesquisa científica, estudantes, universidade, SinopResumo
A educação superior é responsável em educar e servir à sociedade, e a orientação encontra-se entre as competências de uma instituição de ensino superior. Perante a obrigatoriedade para executar uma atividade de pesquisa ou extensão, o aluno depara-se com uma realidade − como a necessidade de ler e escrever − para a qual, muitas vezes, não tenha sido estimulado em etapas anteriores de sua educação formal. As atividades inerentes ao trabalho científico viabilizam situações de reflexão sobre o conhecimento acadêmico e sua ampliação em nível de pesquisa. Devido a tal constatação, em atividades de TCC e IC, tanto no Laboratório de Entomologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) quanto em pesquisas interdisciplinares com Língua Portuguesa, os acadêmicos são convidados a exercitarem a habilidade de autoria e de criticidade diante de reflexões e do que se produz. Os acadêmicos aprendem a participar e valorizar eventos científicos e a retextualizar monografia para artigo científico.
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