Formação discente na graduação: um despertar para pesquisa e autoria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v26i64.3235

Palavras-chave:

educação, pesquisa científica, estudantes, universidade, Sinop

Resumo

A educação superior é responsável em educar e servir à sociedade, e a orientação encontra-se entre as competências de uma instituição de ensino superior. Perante a obrigatoriedade para executar uma atividade de pesquisa ou extensão, o aluno depara-se com uma realidade − como a necessidade de ler e escrever − para a qual, muitas vezes, não tenha sido estimulado em etapas anteriores de sua educação formal. As atividades inerentes ao trabalho científico viabilizam situações de reflexão sobre o conhecimento acadêmico e sua ampliação em nível de pesquisa. Devido a tal constatação, em atividades de TCC e IC, tanto no Laboratório de Entomologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) quanto em pesquisas interdisciplinares com Língua Portuguesa, os acadêmicos são convidados a exercitarem a habilidade de autoria e de criticidade diante de reflexões e do que se produz. Os acadêmicos aprendem a participar e valorizar eventos científicos e a retextualizar monografia para artigo científico.

Biografia do Autor

Marliton Rocha Barreto, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutor em Entomologia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professor e biólogo na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Sinop.

Marieta Prata de Lima Dias, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professora aposentada de Letras na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Sinop.

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Publicado

2022-04-04

Como Citar

Barreto, M. R., & Prata de Lima Dias, M. (2022). Formação discente na graduação: um despertar para pesquisa e autoria. Multitemas, 26(64), 141–160. https://doi.org/10.20435/multi.v26i64.3235