Mídias sociais e a construção da imagem do político João Doria: um estudo a partir do Facebook

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v26i62.3119

Palavras-chave:

mídias sociais, midiatização, João Dória

Resumo

O artigo expõe a importância das mídias sociais no contexto midiático e político, e como João Doria, então candidato a governador de São Paulo nas últimas eleições nacionais, em 2018, utiliza-se da campanha permanente nas mídias sociais. A pesquisa identificou 266 postagens do político na fan page (https://www.facebook.com/jdoriajr), entre fotos e vídeos, classificando as mais curtidas, as mais compartilhadas e comentadas. Como procedimentos metodológicos, apoiou-se na análise de conteúdo e no estudo exploratório e descritivo. Entende-se que o político explora as mídias sociais como estratégica midiática, a fim de manter-se em plena evidência, tornando-se um político-ator de sua própria história.

Biografia do Autor

Rogério Eduardo Rodrigues Bazi, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Comunicação e Mercado pela Faculdade Casper Líbero (FCL). Graduado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-campinas). Docente do Programa de Mestrado em Linguagens, Mídia e Arte da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas.

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Publicado

2021-07-06

Como Citar

Bazi, R. E. R. (2021). Mídias sociais e a construção da imagem do político João Doria: um estudo a partir do Facebook. Multitemas, 26(62), 159–176. https://doi.org/10.20435/multi.v26i62.3119