Fatores associados à prática insuficiente de atividade física em professores escolares brasileiros: um estudo de revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v26i62.3005

Palavras-chave:

atividade motora, professores escolares, Brasil

Resumo

A prática de atividade física é importante na prevenção de doenças crônicas, e sua investigação é válida para estimular hábitos saudáveis entre os professores. O objetivo deste estudo foi identificar os fatores associados à prática insuficiente de atividade física em professores escolares brasileiros, por meio de uma revisão integrativa de artigos publicados de 2009 a 2019 nas bases de dados Lilacs, SciELO, DOAJ, PubMed, Dialnet e Web of Science, por meio das combinações dos descritores exatos e sinônimos em português e em inglês, pelos termos “Professores Escolares”, “Atividade Física” e “Brasil”. A maioria dos professores são insuficientemente ativos e, entre os fatores associados a esta condição, estão o excesso de peso, massa corporal elevada, maior percentual de gordura, dor crônica, problemas relacionados à voz, tabagismo e fatores ocupacionais, como o excesso de trabalho, contrato temporário, falta de autonomia e o tempo em pé.

Biografia do Autor

Gildiney Penaves de Alencar, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Mestre em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Graduado em Educação Física pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Membro do Centro de Estudos e Pesquisas em Atividade Física e Saúde (CEPAFS/UFMS). Professor da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande (REME) e docente do curso de Educação Física do Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN/EAD).

Fabiana Maluf Rabacow, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Doutora em Medicina Preventiva pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Coordenadora e docente do curso de Educação Física da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Alexandra Maria Almeida Carvalho, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Biosystems Eng. and Environmental Science pela University of Tennessee (UT). Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNES). Professora assistente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste.

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Publicado

2021-07-06

Como Citar

de Alencar, G. P., Maluf Rabacow, F., & Maria Almeida Carvalho, A. (2021). Fatores associados à prática insuficiente de atividade física em professores escolares brasileiros: um estudo de revisão integrativa. Multitemas, 26(62), 103–124. https://doi.org/10.20435/multi.v26i62.3005