Fatores associados à prática insuficiente de atividade física em professores escolares brasileiros: um estudo de revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.20435/multi.v26i62.3005Palavras-chave:
atividade motora, professores escolares, BrasilResumo
A prática de atividade física é importante na prevenção de doenças crônicas, e sua investigação é válida para estimular hábitos saudáveis entre os professores. O objetivo deste estudo foi identificar os fatores associados à prática insuficiente de atividade física em professores escolares brasileiros, por meio de uma revisão integrativa de artigos publicados de 2009 a 2019 nas bases de dados Lilacs, SciELO, DOAJ, PubMed, Dialnet e Web of Science, por meio das combinações dos descritores exatos e sinônimos em português e em inglês, pelos termos “Professores Escolares”, “Atividade Física” e “Brasil”. A maioria dos professores são insuficientemente ativos e, entre os fatores associados a esta condição, estão o excesso de peso, massa corporal elevada, maior percentual de gordura, dor crônica, problemas relacionados à voz, tabagismo e fatores ocupacionais, como o excesso de trabalho, contrato temporário, falta de autonomia e o tempo em pé.
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