Perspectivas de desenvolvimento no processo de ocupação de Juruena, MT: memória e história de migrantes
Palavras-chave:
desenvolvimento local, memória histórica, territorialidade.Resumo
Este trabalho é parte de uma pesquisa voltada para o levantamento das visões e expectativas de desenvolvimento do município de Juruena, MT, a partir do relato de pioneiros. Visa realizar e discutir um levantamento prévio das motivações que incentivaram a viagem desses migrantes nas primeiras décadas de fundação e consolidação do munícipio, evidenciando as relações entre os ideais que nortearam a sua mudança para essa região e o processo de constituição da territorialidade local durante o processo de ocupação. A pesquisa situa a questão na literatura que discute a história, a memória e a economia mato-grossense, e dialoga com testemunhas e protagonistas a partir da discussão da história oral como formulada, entre outros, por Ecléa Bosi, Peter Burke, Pierre Bourdieu, Yu Fu Tuan. O material de campo se completa com consultas bibliográficas, documentais e de registros históricos do Estado e do Município.
Referências
ÁVILA, Vicente Fideles de. Pressupostos para formação educacional em desenvolvimento local. Interações – Revista Internacional de Desenvolvimento Local, Campo Grande, MS, v. 1, n. 1, p. 63-76, set. 2000.
BARROZO, João Carlos. Políticas de colonização: as políticas públicas para a Amazônia e o Centro-Oeste. João Carlos Barrozo (Org.). Mato Grosso: do sonho a utopia da terra. Cuiabá, MT: EDUFMT, 2008.
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
BRAND, Antônio. Desenvolvimento Local em comunidade indígenas no Mato Grosso do Sul: a construção de alternativas. Interações – Revista Internacional de Desenvolvimento Local, Campo Grande, MS, v. l, n. 2, p. 59-68, mar. 2001.
CASTRO-GÓMEZ, S.; GROSFOGUEL, R. (Eds.). El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores; Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos y Pontificia Universidad Javeriana, Instituto Pensar, 2007.
DADOS ECONÔMICOS. Disponível em: <http://www.pmjuruena.com.br>. Acesso em: 26 set. 2012.
ELIZALDE, A. Desarrollo a escala humana: conceptos y experiencias. Interações – Revista Internacional de Desenvolvimento Local, Campo Grande, MS, v. 1, n. 1, p. 51-62, set. 2000.
ESTADO DE MATO GROSSO. Lei Estadual n. 5.313, de 4 de julho de 1988, que cria o Município de Juruena. Diário Oficial da União, 4 de julho de 1988.
FELIX, Otero Loiva. História e memória: a problemática da pesquisa. Passo Fundo, RS: EDIUPF, 1998.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
HEINST, Andréia de Cássia. Pioneiros do século XX: memória e relatos sobre a ocupação da cidade de Mirassol D’Oeste. 2003. 170f. Dissertação (Mestrado em História) – Instituto de ciências Sociais, Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, MT, 2003.
HISTÓRIA da ocupação da Amazônia. Disponível em: <http://www.tomdaamazonia.org.br/ biblioteca/files/Cad.Prof-4-Historia.pdf>. Acesso em: 30 set. 2012.
IBGE. Censo 2007. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/cidadesat/painel/painel.php? codmun=510517<. Acesso em: 24 abr. 2012.
LENHARO, Alcir. A terra para quem nela não trabalha: a especulação com a terra no oeste brasileiro nos anos 50. Revista Brasileira de História. “Terra e Poder”, São Paulo, v. 6, n. 12, 1986.
MIGNOLO, Walter. La opción descolonial. Letral, n. 1, p. 4-22, 2008.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
RAFFESTIN, Claude. Por uma geografia do poder. Tradução de Maria Cecília França. São Paulo: Ática, 1993.
RAYNALT, Claude. Meio ambiente e desenvolvimento: construindo um novo campo do saber a partir da perspectiva interdisciplinar. Revista Desenvolvimento e Meio Ambiente, n. 10, p. 21-32, jul./dez. 2004.
SOUZA, Bernadete Margarida de. Histórico: trabalho de pesquisa. Escola Municipal 07 de maio, Juruena, MT, 2002.
THOMPSON, Paulo. A voz do passado: história oral. Tradução de Lólio Lourenço de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.