A cadeira de rodas infantil sob a perspectiva do design emocional e da ergonomia
DOI:
https://doi.org/10.20435/multi.v21i59.2630Palavras-chave:
cadeira de rodas, criança com deficiência, design emocional, ergonomiaResumo
Considerando a contribuição do design no desenvolvimento das Tecnologias Assistivas, propõe-se, neste artigo, analisar a cadeira de rodas infantil sob a perspectiva do design emocional e da ergonomia, partindo da percepção das crianças usuárias e de seus cuidadores. Em termos metodológicos, este estudo se caracteriza como uma pesquisa observacional descritiva, com análise de dados sob o paradigma qualitativo. Foi utilizada na fase exploratória a ferramenta de Design Macroergonômico que incorpora as demandas dos usuários em todas as fases do processo. Embora os resultados apresentados nas entrevistas tenham apontado para a necessidade de alterações relacionadas à segurança da cadeira de rodas, verificou-se que as crianças usuárias identificaram os aspectos estéticos como fatores relevantes passíveis de mudança.
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