Proposta para Implantação de Sistema de Gerência de Pavimento em Vias Urbanas no Município de Campo GrandeMS
DOI:
https://doi.org/10.20435/multi.v24i58.2626Palavras-chave:
Sistema de Gerência de Pavimento. Pavimentação Asfáltica. Gestão Pública.Resumo
O objetivo desta pesquisa é propor a implantação do Sistema de Gerência de Pavimentos (SGP) em vias urbanas específicas de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, comprovando se tratar de uma ferramenta essencial para gestão viária e de fácil aplicabilidade. Para desenvolver esta proposta, foi realizado o procedimento de análise dos defeitos nos pavimentos em uma área-piloto do município de Campo Grande, utilizando os padrões fornecidos pelo Pavement Condition Index (PCI), conforme norma ASTM D-6433. As vias dentro da área-piloto foram divididas em seções, conforme o sentido do tráfego, e analisadas individualmente. Após a realização dos levantamentos de campo e do tratamento estatístico dos dados, concluiu-se que, embora haja adversidades (ausência de memória técnica das vias) para sua implantação, o Sistema de Gerência de Pavimentos possui uma atuação prática e eficaz. Os dados resultantes dos estudos colaboraram no encaminhamento de soluções, gerando propostas de qualidade técnica superiores às adotadas com custos abaixo do usual.Referências
ASTM INTERNATIONAL. Standard practice for roads and parking lots pavement condition index surveys. D-6433-07. USA: American Society for Testing and Materials, 2007.
SHAHIN, M. Y.; KHON, S. D. Development of a pavement condition rating procedure for roads, streets and parking lots. Distress Identification Manual. CERL-TR-M-268. U.S. Army, 1979. v. 1; 2.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.