Análise dos aspectos econômicos e fatores de consumo do biodiesel por produtores rurais de Chapadão do Céu, GO, para o desenvolvimento sustentável
Palavras-chave:
biodiesel, auto-sustentabilidade, impacto ambiental.Resumo
A implantação do biodiesel poderá ser a médio-longo prazo uma das soluções para um de nossos maiores problemas de poluição ambiental a nível global, que são os motores movidos a combustíveis derivados de petróleo; poderemos ter um meio de produção de combustível autossustentável, com preços competitivos no mercado internacional. Devido ao consumo cada vez maior de combustíveis, devemos sempre buscar produzir combustíveis alternativos, para isso necessitamos aperfeiçoar as tecnologias de produção deles no Brasil, sendo que a pesquisa e o uso já estão bastante difundidos. Dentre as oleaginosas com potencial produtivo e tecnológico que poderiam dar sustentabilidade à atividade, tem-se em primeiro lugar a soja, que já se encontra amplamente difundida em todo o território nacional, seguida pelo girassol, nabo forrageiro, amendoim, mamona.
Referências
BIODIESEL. Biodiesel no Piauí: uma solução energética com potencialidade social. 2006. Disponível em: <http://www.biodieselbr.com/estudos/biodiesel/biodiesel-piaui-solucao-energetica-social.htm>. Acesso em: mar. 2006.
COLETTI, Roseane Aparecida. Combustíveis renováveis. 2005. Disponível em: <http://www.biodieselbr.com/destaques/2005/combustivel-renovavel.htm>. Acesso em: ago. 2006.
DEMO, Pedro. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2000.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.
MINAYO, M. C. de S. et al. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 16. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
OLIVEIRA, Leonardo B. A mágica do Biodiesel. O Globo, Rio de Janeiro, 16 jan. 2002. Caderno Carro, p. 1-3.
PARENTE, Expedito J. S. Biodiesel: uma aventura tecnológica num país engraçado. Rio de Janeiro: Tecbio (empresa), mar. 2002. 68p. Disponível em: <http://www.tecbio.com.br/artigos/Livro-Biodiesel.pdf>. Acesso em: ago. 2006. (livro parcial).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.