O ensino de história e a produção do conhecimento
Palavras-chave:
ensino, saber histórico, produção do conhecimento.Resumo
O estudo é resultante de reflexões acerca da proposta do ensino de História e o desenvolvimento do conhecimento desse ensino na educação básica, com a abordagem de alguns aspectos que permitem compreender o processo ensino-aprendizagem. Entender o caráter investigativo da História é uma tarefa difícil, assim aluno e professor devem verificar os acontecimentos históricos e usá-los a favor do desenvolvimento social e humano. A história permite lançar também juízo de valor, avaliar os fatos e acontecimentos na vida cotidiana e estabelecer reflexões sobre tais relações ocorridas no tempo e no espaço.
Referências
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da educação. 2. ed. São Paulo: Moderna, 1996.
______. Filosofando: introdução à filosofia. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2003.
CHERVEL, André. Histórias das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 2, p. 177-229, 1990.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia - saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
KARNAL, Leandro (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2004.
REIS, José Carlos. Annales: a renovação da história. Ouro Preto: UFOP, 1996.
SILVA, Marcos A. da (Org.). Repensando a história. 2. ed. São Paulo: Marco Zero, 1982.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.