Satisfação no trabalho e qualidade de vida de professores universitários brasileiros: revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v24i57.2260

Resumo

A satisfação no trabalho e a qualidade de vida determinam a condição de saúde dos professores universitários e interferem no processo de ensino- aprendizagem. Objetivo: Avaliar a satisfação no trabalho e a qualidade de vida de professores universitários de instituições no Brasil. Método: Revisão integrativa de artigos publicados entre janeiro de 2008 e janeiro de 2018. A coleta de dados foi realizada nas bases de dados: Directory of Open Access Journals, SciELO, LILACS, PubMed, e Academic One File. Para busca no inglês, foram utilizados descritores exatos do Medical Subjects Headings (MeSH): “quality of life”, “job satisfaction”, “faculty” e “Brazil” e em português, os Descritores em Ciências de Saúde (DeCS): “qualidade de vida” “docentes”, “universidades”, e o sinônimo “satisfação no trabalho”. Resultados: Os docentes, em sua maioria, estão satisfeitos com o trabalho que realizam, assim como apresentam uma qualidade de vida satisfatória.

Biografia do Autor

Elen Villegas Campos, UFMS- UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Nascida em 1983, na cidade do paraná, formada em enfermagem na UFMS em 2009, especializada em enfermagem do trabalho (2012), e em gestão no trabalho e educação em saúde (2014), mestranda na UFMS- mestrado em saúde e desenvolvimento na região Centro Oeste.

Alexandra Maria Almeida Carvalho, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (1995) e doutorado em Biosystems Eng. and Environmental Science - The University of Tennessee (2001). Professora adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e coordenadora do Programa de Pós Graduação Saúde e Desenvolvimento na Região Centro Oeste. Atualmente desenvolve projetos em saúde ambiental, saúde do trabalhador e avaliação de serviços de saúde.

Albert Schiaveto de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual de Londrina (1988), mestrado (2001) e doutorado (2004) em Ciências (Fisiologia) pela Universidade de São Paulo, campus Ribeirão Preto. Em 2013 concluiu um ano de pós-doutorado na University of Oxford, UK, por meio da Universidade de São Paulo, Campus Ribeirão Preto. Trabalhou no Hospital Adventista do Pênfigo de 1989 a 1998 (Campo Grande, MS). Atuou como docente na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) de 1996 a 2008 (Campo Grande, MS). Desde 2008 é professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), atualmente como professor associado, ao nível de graduação, orientador credenciado no Programa de Pós-graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste, no Programa de Pós-graduação em Odontologia da UFMS e colaborador no Programa de Mestrado em Farmácia da UFMS e Mestrado em Biotecnologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em convênio com a UFMS. É o atual diretor do Instituto de Biociências da UFMS. É avaliador do INEP/MEC para o curso de Fisioterapia. Tem experiência nas áreas de Fisioterapia e Neurofisiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: plasticidade neuronal, memória espacial, fisiologia dos núcleos da base do cérebro e bioestatística.

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Publicado

2019-08-16

Como Citar

Campos, E. V., Carvalho, A. M. A., & Souza, A. S. de. (2019). Satisfação no trabalho e qualidade de vida de professores universitários brasileiros: revisão integrativa. Multitemas, 24(57), 59–77. https://doi.org/10.20435/multi.v24i57.2260