A identificação do público infantil com <i>youtubers</i></p>: mediações, autenticidade e <i>performance</i></p>

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v24i56.2144

Palavras-chave:

estudos, recepção, youtubers, público, infantil.

Resumo

Embasada teoricamente nos estudos de recepção e em seus desdobramentos no ciberespaço, esta reflexão investiga a articulação entre o público infantil e o YouTube. A hipótese sustenta que existem, entre a narrativa dos youtubers e as crianças, mecanismos de identificação evidentes e articulados entre si. Para analisar essa questão, utiliza-se a pesquisa bibliográfica e o grupo focal como metodologias principais. Espera-se que esta pesquisa contribua com as discussões acerca da consolidação de narrativas audiovisuais digitais de youtubers e das mediações da recepção infantil na Internet.

Biografia do Autor

Lara Lima Satler, Universidade Federal de Goiás

Possui Pós-Doutorado em Estudos Culturais, no Programa Avançado de Cultura Contemporânea, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 2018. Doutorado em Arte e Cultura Visual (PPGACV/ FAV / UFG), com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), 2016. Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás, em 2007. Pós-graduação em Filosofia Política pela Universidade Católica de Goiás (2005). Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás (2001). Atualmente é Professora Adjunto da Universidade Federal de Goiás, atuando no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Performances Culturais (PPGIPC) e no curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda na Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), onde ministra as disciplinas Produção Audiovisual, Produção Cultural, Iniciação Acadêmica - Práticas de Pesquisa. É pesquisadora no Media Lab / UFG, coordenando o projeto FestFlix financiado pelo Fundo de Arte e Cultura de Goiás (2018). Tem experiência nas áreas de Publicidade, Arte e Audiovisual, atuando principalmente nos seguintes temas: Mediações, Tecnologia e Performances. Autora do livro Tramas formativas em audiovisual (2017) e organizadora do livro Imagens, Olhares, Narrativas (2016). E-mail: satlerlara@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-2509-6278

Ana Júlia de Freitas Carrijo, Universidade Federal de Goiás

Graduanda do curso Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, na Universidade Federal de Goiás. Atua como pesquisadora júnior do Núcleo de Pesquisa em Teoria da Imagem, na Faculdade de Informação e Comunicação (FIC/UFG) e é pesquisadora bolsista do programa de iniciação científica da UFG (PIBIC). E-mail: anajucarrijo@gmail.com

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Publicado

2019-06-06

Como Citar

Satler, L. L., & Carrijo, A. J. de F. (2019). A identificação do público infantil com <i>youtubers</i></p>: mediações, autenticidade e <i>performance</i></p>. Multitemas, 24(56), 261–278. https://doi.org/10.20435/multi.v24i56.2144